Pastoral da Educação estará presente nas escolas

A Pastoral da Educação iniciará formação de novo núcleo de serviço. A informação é do Pe. Reinaldo Machado Ramos, que foi recém-nomeado para assessoria eclesiástica desta pastoral na primeira reunião do Conselho de Presbíteros deste ano. No último dia 12, o secretário da educação José Renato Nalini, por meio de ofício, solicitou a “presença da Pastoral da Educação junto aos estabelecimentos”, pois “a Igreja pode exercer papel fundamental ao conscientizar a família de que é também dela o dever de educar, ao lado do Estado e da sociedade, como preceitua o artigo 205 da Constituição da República”.

Pe. Reinaldo, novo assessor da Pastoral da Educação

Diante deste pedido, a Pastoral da Educação voltará a atuar nas escolas desta diocese. Segundo Pe. Reinaldo, o objetivo da pastoral não é confessional, ou seja, não é realizar o ensino religioso nas escolas, mas sim, ser presença junto à direção, aos professores e alunos, no sentido de oferecer respostas aos desafios da educação na atualidade, promovendo os valores universais. “A Igreja é herdeira de um patrimônio histórico nesta área e pode oferecer os valores cristãos, os valores universais a estas famílias”, ressalta.

A partir disso, o assessor destaca que, “será formado um núcleo de serviço para a Pastoral a fim de discernir as necessidades que a escola enfrenta hoje”. Ele explica que, este núcleo deve ser composto por professores e outros leigos que desejem atuar nesta Pastoral.

Os interessados podem entrar em contato com o pároco de sua Paróquia ou com o departamento de comunicação da Diocese pelo fone (15) 3272-8557 / 3271-2350 de segunda a sexta, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 17h.

Educação no Estado de São Paulo

De acordo com a carta enviada pelo Secretário da Educação do Estado de São Paulo, atualmente, a estrutura educacional é formada por 5.427 escolas, com 400 mil profissionais (professores, auxiliares, entre outros servidores) e é responsável pelo ensino de mais de 4 milhões de crianças e jovens.