A Pastoral de Rua será tema de um Simpósio Internacional em Roma, de 13 a 17 de setembro. O evento é promovido e organizado pelo Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes.
A finalidade do Simpósio é estudar estratégias eficazes para combater a chaga das crianças e mulheres de rua e de suas famílias, drama que requer acelerar os tempos de intervenção seja por parte da Igreja universal, seja por parte das Igrejas locais, e das instituições civis.
O tema será debatido à luz dos ensinamentos do Papa Francisco, e em vista de grandes eventos, como o Jubileu da Misericórdia e do Sínodo dos Bispos sobre a família.
O Simpósio terá início no domingo, 13 de setembro, com a saudação do Presidente do Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes, Cardeal Antonio Maria Vegliò. No decorrer do evento, os conferencistas abordarão realidades como o tráfico de seres humanos de menores e mulheres em vários países do mundo, inspirado na Exortação Apostolica Evangelii Gaudium do Papa Francisco.
Para compartilhar a experiência brasileira, foi convidada a Irmã Maria Cristina Roletti, que na sessão vespertina da segunda-feira falará sobre “Fenômeno das crianças e das mulheres de rua na América Latina”.
Outra participante que conhece bem a realidade brasileira é a Irmã Gabriella Bottani, coordenadora da Rede das consagradas contra o tráfico (Talitha Kum). Ir. Bottani, que morou muitos anos no Brasil, falará sobre a dignidade da mulher.
No encerramento, os participantes serão recebidos em audiência pelo Pontífice, no Vaticano, na próxima quinta-feira (17/09).