A Pastoral Familiar Diocesana participou no último sábado (30), em Aparecida, do 5º Simpósio Nacional da Família e 7ª Peregrinação. O tema do encontro foi “O amor é a nossa missão: a família plenamente vivia”. Estiveram presentes no local, Nelci e Rose, casal diocesano de Itapetininga. Mais de 2 mil pessoas se reuniram no Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho para assistir às palestras.

O Simpósio teve como objetivo refletir a missão que a família tem para viver como Igreja e anunciar o Evangelho. Dom João Bosco, novo presidente da Comissão Episcopal para a Vida ea Família, ressaltou em seu discurso que é necessário que a Pastoral deixe de “ser um grupinho” e passe a acompanhar tudo que envolve o tema família em outras pastorais. “Há necessidade de integração da pastoral familiar com as outras pastorais”, disse.
Em sua mensagem, Dom João Carlos Petrini – Bispo de Camaçari (BA) e antecessor de Dom João Bosco, frisou: “o mundo está em crise e o amor é a solução. A humanidade passa por uma transformação e corre-se o risco de perdermos valores importantes. A família passa por uma crise humana, mas nós não somos parte dessa crise, somos parte da solução; na medida em que abraçamos a graça que Deus nos deu de viver o amor, o amor humano como doação de si mesmo para o bem e a felicidade dos outros”.
Os casais da Pastoral assistiram, no total, a quatro pregações com os seguintes temas: “Anunciar o Evangelho na família”, “Discípulos de Jesus”; “Curar as feridas na família” e, “Acolher a vida e educar no amor”. À tarde, alguns casais deram testemunhos, rezou-se o santo terço e aconteceu a procissão luminosa.
