Pastoral Familiar Diocesana promove encontro de preparação para Casamento Comunitário

No último domingo, dia 28 de janeiro, os agentes da Pastoral Familiar Diocesana, estiveram na Comunidade Santo Expedito, da Paróquia Santa Cruz do Distrito da Varginha, para o encontro de preparação de seis casais de noivos que irão vivenciar o Sacramento do Matrimônio.

O Casamento Comunitário será presidido pelo Padre Jobel de Oliveira, que também esteve presente na formação.

A Pastoral Familiar tem como meta uma adequada e constante evangelização da família para que, educada no amor, ela possa cumprir, entre outros, os seus deveres gerais: a formação de uma comunidade de pessoas; o serviço à vida; a participação no desenvolvimento da sociedade; e a participação na vida e na missão da Igreja.  Interessada por toda e qualquer realidade familiar e da Igreja, a Pastoral Familiar é uma pastoral ampla, abrangente e age unida a outras pastorais.

Tem, contudo, a sua atuação específica e, por isso, precisa de agentes especializados.  Acompanha a família cristã no seu caminho, no seu desenvolvimento e crescimento. Estrutura-se em três setores e em três campos de atuação: a Pastoral Familiar Pré-Matrimonial, que compreende as fases da preparação remota, próxima e imediata para o Matrimônio; a Pastoral Familiar Pós-Matrimonial, que provê o acompanhamento do casal e da família ao longo de sua caminhada; a Pastoral Familiar para os Casos Especiais, que se ocupa das famílias em situações de conflito, irregulares e específicas.