Rádio Conexão Católica

PASTORAL FAMILIAR PROMOVE ENCONTRO DE CASAIS DE 2º UNIÃO

A Pastoral Familiar da Paróquia Nossa Senhora das Estrelas de Itapetininga, realizará neste próximo domingo (28) o Encontro de Casais de 2º União. O encontro será na Casa da Criança a partir das 8h.

Cerca de 18 casais participarão do encontro. A Casa da Criança fica localizado na Rua Francisco Correa da Silva, nº 954, Vila Rubens em Itapetininga.

Para mais informações entre em contato com o coordenador da Pastoral Familiar Nelci através do telefone (15) 3273 3605.

 

Orientações da Igreja aos casais em segunda união

Na Exortação Apostólica do Papa João Paulo II, a “Familiaris Consortio” (Sobre a Família), o saudoso Papa polonês deixou orientações claras, da Igreja, sobre esses casais. São pessoas divorciadas que contraíram nova união fora da Igreja. O Pontífice pediu que eles “não se considerem separados da Igreja, podendo, e devendo, enquanto batizados, participar na sua vida. Sejam exortados a ouvir a Palavra de Deus, a frequentar o Sacrifício da Missa, a perseverar na oração, a incrementar as obras de caridade e as iniciativas da comunidade em favor da justiça, a educar os filhos na fé cristã, a cultivar o espírito e as obras de penitência para assim implorarem, dia a dia, a graça de Deus. Reze por eles a Igreja, encoraje-os, mostre-se mãe misericordiosa e sustente-os na fé e na esperança” (n.83).

O Catecismo da Igreja Católica (CIC) repete esta mesma orientação nos parágrafos 1651 e seguintes. O Papa Bento XVI confirmou esse ensinamento. Esses casais podem e devem verificar se o primeiro casamento deles foi válido. Se for o caso podem entrar com a Petição no Tribunal da Igreja para solicitar a Declaração de Nulidade de seus casamentos. Muitas são as razões que podem levar o Tribunal a declarar a nulidade de um casamento. Como recomendou o Papa João Paulo II esses casais não devem se afastar da Igreja, e devem pedir a Deus, sem cessar, a graça de resolverem essa situação. E que as comunidades os ajudem.