De 19 a 21 de outubro, os bispos do Regional Sul 1 se reunirão na Assembleia das Igrejas Particulares, em Indaiatuba (Itaici), para falar sobre o tema do Sínodo dos Bispos que refletirá sobre a “Evangelização da Juventude: os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. A Comissão Episcopal da Pastoral Juvenil do Regional Sul 1 da CNBB reuniu-se em São Paulo (SP), na sede do episcopado paulista, para finalizar os preparativos de sua participação nesta Assembleia.
Luiz Henrique Moraes, secretário da Comissão e coordenador diocesano do Setor Juventude de nossa diocese esteve presente nesta reunião. Ele conta que foram definidos detalhes da participação da comissão no evento.
A Assembleia
Logo após a sessão de abertura no dia 19 (sexta-feira), a primeira conferência, às 16h30, será proferida pelo Pe. Antonio Prado (“Pe. Toninho”) da Comissão Episcopal Pastoral para Juventude da CNBB, com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” – tema da XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que ocorrerá em Roma, de 4 a 25 de outubro.
No segundo dia pela manhã, o primeiro painel do dia terá jovens que partilharão suas experiências de fé e eclesial e de seus movimentos. Por volta das 10h30, e para finalizar o primeiro painel do dia, o evento contará com perguntas da Assembleia aos jovens. Após o almoço, pelas 14h30, haverá apresentação da Pastoral Juvenil e dos Projetos da CNBB para a Igreja do Brasil: CEPJ – Doc. 85 – Doc. 103 – Civilização do Amor – Rota 300 – JMJ 2019 – Projeto IDE. No último dia da assembleia, no início da manhã, Pe. Joãozinho, SCJ, da Congregação dos Dehonianos trata o tema “Evangelização da Juventude”. A sessão de encerramento está marcada para as 11h30 do dia 21 (domingo).
Segundo o Secretariado do Regional Sul 1, aproximadamente 200 pessoas já confirmaram a participação. A expectativa é que 300 pessoas, de todas arquidioceses e dioceses do estado de São Paulo, dos Organismos e Pastorais vinculados ao Regional, realizem as inscrições e participem.
Para o presidente da CNBB Sul 1, Dom Pedro Luiz Stringhini, “A assembleia das Igrejas, realizada cada ano, em outubro, é uma grande oportunidade para as 42 dioceses do Estado de São Paulo celebrarem a comunhão, vivenciarem a unidade na diversidade de carismas e ministérios e exercitarem-se na pastoral de conjunto. Com o olhar voltado para a missão Ad Gentes, por meio dos projetos do Regional no Amazonas e em Pemba (Moçambique, África), este ano a assembleia terá como tema central a Evangelização da Juventude, com o lema: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. A inspiração vem do Papa Francisco e do sínodo que acontecerá nesse mesmo período. A Igreja acredita na juventude, com seu idealismo e protagonismo evangelizador. O Espírito Santo conduz a Igreja”, ponderou o bispo.
A reunião aconteceu no último sábado, dia 15, na sede da CNBB do Regional Sul 1, em São Paulo.
Com foto e informações de CNBB Sul 1.
