Rádio Conexão Católica

PREPAREMO-NOS PARA O DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS

Neste dia 26, quinta-feira, celebramos o Dia Nacional de Ação de Graças. “Queremos nos preparar para nesta data vivermos um dia de louvor, de gratidão a Deus por tudo que ele nos proporcionou nesse ano que está chegando ao fim. Tantos dons e graças de Deus. É importante que nós tenhamos essa gratidão, reconheçamos as graças do Pai. Maria, em sua humildade também, pode cantar: “Minha alma glorifica ao Senhor. Meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque Ele olhou para pequenez de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão de bem-aventurada. O Poderoso fez em mim grandes coisas. Santo é o seu nome (Lc 1, 46-49)”. Olha aí, o exemplo de uma mulher de fé que agradece,que reconhece os dons de Deus, sinais de Deus em sua vida.

Jesus também, quando cura aqueles dez leprosos e somente um deles voltou para agradecer. “Não foram os dez curados? Por que só ele, o estrangeiro samaritano, voltou para agradecer? E Jesus diz a ele: Coragem, a tua fé te salvou!”. É importante que nós reconheçamos os sinais, o amor de Deus se manifestou em Cristo Jesus que deu a vida por nós. Bendito seja Deus, o Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo que nos cumulou, em Cristo Jesus, todas as graças e bênçãos dos céus. Bendito seja Deus que, antes da criação, já nos amou e escolheu para sermos em Cristo Jesus, santos e irrepreensíveis no amor. E que nos chamou em Cristo Jesus a sermos seus filhos e filhas adotivos. Que nos redimiu em Cristo.

Assim, São Paulo também canta o hino cristológico na carta aos Efésios, cap. 1, vers. 3: “Tudo é dom, tudo é graça de Deus, tudo é sinal de seu amor”. “Em vão trabalham os operários se o Senhor não construir a casa”, diz o Salmo 126. Tudo é dom, Deus que realiza em nós. Jesus mesmo diz: “sem mim, vocês não podem fazer nada”. Reconheçamos os sinais de Deus, os sinais da graça, o dom da vida, o dom do amor, o dom da fé de caminhar em Cristo, de nos alimentarmos de Sua palavra, de Sua vida e de viver no amor de Deus.

Agradeçamos a Deus de termos nascido nessa Igreja que nos cumula de tantas graças, que nos possibilita realmente alimentar-nos de Cristo, de Sua palavra, de Sua vida, de Seu amor. Agradeçamos a Deus à  família que nos deu esses dons da fé, que nos educou no caminho de Deus. Tantos sinais de Deus que nos são proporcionados a cada dia, a cada pessoa com a qual convivemos, com a qual nos encontramos em nosso dia a dia. Tudo é graça, tudo é dom divino! Bendito seja Deus!

Agradeçamos a Deus pelo sol, pela lua, pela chuva, pela natureza tão bela! Toda criação fala de Deus. Ele está presente no meio de nós e tudo é sinal de Seu amor e de Sua bondade para conosco.

Que a nossa vida seja um hino de glória e louvor a Deus por meio de Cristo presente no meio de nós. Que toda nossa vida seja um hino de gratidão, como nós rezamos na Missa: “por Cristo, com Cristo e, em Cristo, a vós Deus Pai todo Poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda honra e toda glória agora e para sempre. Amém.”

Dom Gorgônio A. da Encarnação Neto

Bispo Diocesano de Itapetininga

Foto: Arquivo/Diocese de Itapetininga/William Furtado