Presbitério de Itapetininga elege novo Conselho para próximo biênio

Previsto para acontecer a cada dois anos, o Clero de Itapetininga elegeu o novo Conselho de Presbíteros para o biênio 2017/2018. As eleições foram realizadas no auditório da Cúria Diocesana na manhã desta terça-feira (9/08), onde normalmente acontecem as reuniões todos os meses. Foram eleitos novos membros, respectivamente, para a Coordenação de Pastoral, Representante do Presbitério e para cada Região Pastoral (Itapetininga, Tatuí, Oeste, Sul e Norte). Os cinquenta padres participaram da votação de todas as funções. Além destes, Dom Gorgônio escolhe mais três sacerdotes para participar do Conselho.

Para a Coordenação de Pastoral foi reeleito o Pe. Lorival de Oliveira Pedro; para representante do Presbitério foi eleito o Pe. Sirlei de Oliveira e o Pe. Carlos Eduardo de Oliveira deixa a função. Como representante da Região Pastoral Norte foi eleito o Pe. Alexandre Arantes Pedroso; para Região Pastoral Oeste, Pe. Rogério José Pereira; Região Pastoral Sul assume o Pe. Elias Soares Júnior; para Região Pastoral Tatuí o Pe. André Viana e para Região Pastoral Itapetininga, o Pe. Gracélio de Almeida Tavares. Os escolhidos por Dom Gorgônio para também compor o Conselho foram os Padres Julio Ferreira de Campos, Márcio Giordanny Costa de Almeida e Pe. Luis Antonio Machado de Oliveira.

Após as votações, Dom Gorgônio comunicou a todos a nomeação do Pe. Luis Paulo Batista Braga como Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Vila Camarão, Itapetininga-SP). A missa de posse será realizada às 19h30 na paróquia, no dia 1º de setembro (quinta-feira). E o Diácono Diogo Fogaça, após sua Ordenação Sacerdotal marcada para o dia 19 de agosto, será apresentado como Vigário Paroquial do Santuário São Miguel Arcanjo no dia 29 de agosto.

O Bispo informou também a aprovação das Diretrizes para o Diaconato Permanente na Diocese de Itapetininga. O documento está em fase de impressão na gráfica, completa.

Ao final da reunião, ele listou os próximos eventos:

• Jubileu dos Diáconos Permanentes no Seminário Diocesano no dia 13 de agosto às 11h;
  • Aprovação das Diretrizes para Diaconato Permanente na Diocese de Itapetininga;
  • Ordenação Sacerdotal do diácono Diogo Fogaça e Diaconal dos seminaristas Márcio Mendes Ribeiro e Cristiano José Benedito Chicuta no dia 19 de agosto;
  • No dia 24 de agosto, Dom Gorgônio participa da reunião da Província Eclesiástica de Sorocaba, na cidade de Jundiaí (SP);
  • De 25 a 28 de agosto será realizado em Conchas (SP) o Cursilho da Cristandade para Mulheres;
  • Os coordenadores da Pastoral da Juventude se reúnem na Cúria Diocesana no dia 27 de agosto para reunião às 15h com o Pe. Márcio Almeida;
  • Reunião dos Ecônomos na Cúria Diocesana às 14h no dia 27 de agosto;
  • Despertar Vocacional no Colégio Imaculada Conceição, em Itapetininga, no dia 28 de agosto;
  • No dia 28 de agosto, o Dia do catequista será celebrado nas paróquias;
  • Reunião prévia do Conselho Diocesano de Pastoral (CDP) às 19h30 na Curia Diocesana, com participação dos padres coordenadores de regiões pastorais, no dia 29 de agosto; entre outros temas.
  • Nos dias 2 e 3 de setembro haverá 3ª etapa do ECC na Casa de Retiros Betânia, em Itapetininga (SP);
  • O Presbitério juntamente com Dom Gorgônio participam de Curso de Atualização com Padre Carlos Batisttone de 5 a 7 de setembro;
  • Haverá revisão das Assessorias na próxima reunião do Conselho Diocesano de Pastoral (CDP) no dia 18 de setembro;
  • A reunião de agendamento das atividades de 2017 foi alterada para o próximo dia 11 de outubro, durante a reunião do Clero;

A próxima reunião do Clero será realizada no dia 11 de outubro (terça-feira).

Foto: Diocese de Itapetininga/Pe. Sirlei de Oliveira