Presbitério de Itapetininga reflete temas da 55ª Assembleia Geral dos Bispos

A 55ª Assembleia Geral dos Bispos, Novos documentos da CNBB e eventos foram alguns dos temas abordados na reunião do Presbitério nesta terça-feira (9/05). Logo após a oração das laudes, Dom Gorgônio iniciou o encontro com uma breve apresentação sobre a Assembleia Geral e falou sobre o tema central deste ano a “Iniciação à Vida Cristã”.

Além disso, o bispo tratou ainda sobre a aplicação da exortação apostólica do Papa Francisco “Amoris Laetitia”; o documento “Pensando o Brasil: Educação”; Ministros da Palavra; Culto da Palavra e, os 10 anos da Conferência de Aparecida.

Dom Gorgônio fala aos padres

Dom Gorgônio ainda abordou a aprovação dos textos litúrgicos para as Celebrações Rituais e os textos da Comissão da Doutrina da Fé sobre “Formação Filosófica” e “Exorcismo e o problema do mal”, bem como, da revisão da Bíblia da editora CNBB. Foram debatidos também os temas: Comunidades novas, o Projeto Igrejas-Irmãs e a reforma dos Estatutos da CNBB.

Dentre os eventos divulgados na assembleia, ele destacou a realização do Congresso Missionário Nacional de 7 a 10 de setembro este ano e o XVIII Congresso Eucarístico Nacional em 12 a 15 de novembro de 2020, ambos em Recife (PE). Outro evento citado foi o XV Sínodo dos Bispos que tem como tema “Evangelização da Juventude”.

Outros assuntos

O bispo comunicou também a realização do Curso Bíblico na Paróquia São Roque no próximo dia 21 e a Romaria Diocesana no próximo dia 27; o Retiro Espiritual do Presbitério de 3 a 6 de julho e o Curso de Atualização do Clero de 26 a 28 de setembro deste ano.

A reunião aconteceu nas dependências do Seminário Diocesano São João Paulo II das 9h às 12h.

Foto: Diocese de Itapetininga/William Furtado