Presbitério de Itapetininga se reúne no Seminário Diocesano

Nesta terça-feira (13/03), os padres da Diocese de Itapetininga estiveram reunidos no Seminário Diocesano São João Paulo II, em Itapetininga (SP), no período da manhã.  A reunião do Presbitério acontece mensalmente e conta sempre com a presença e participação de Dom Gorgônio. A pauta principal do encontro foram os preparativos para a Semana Santa e o aniversário de 20 anos de instalação da Diocese, bem como, avaliação do Retiro Espiritual do Presbitério realizado em fevereiro e a organização do retiro de 2019.

Alterações no Presbitério

Ainda na pauta, o bispo comunicou as alterações no Presbitério devido à saída temporária do Pe. Alexandre Pedroso Arantes, pároco da Paróquia Santo Antônio, em Porangaba (SP). O sacerdote pediu ao bispo para ser enviado para outra diocese por um determinado período. Realizados os trâmites, Pe. Alexandre em breve estará na diocese de Rubiataba-Mozarlândia, no estado do Goiás.

Dessa forma, passa a assumir a Paróquia Santo Antônio, em Porangaba (SP), o Pe. Tarcísio Gomes Lourenço. Dom Gorgônio presidirá a missa de posse do novo pároco no dia 23 de abril (segunda-feira), às 19h, em Porangaba (SP). Já em Campina do Monte Alegre, assumirá como novo pároco da Paróquia São Roque, o Pe. Roberto Moreira. A missa de posse será realizada no dia 26 de abril (quinta-feira).

Em Tatuí (SP), o Pe. Marcos Donizetti será também o pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Para auxiliar os trabalhos pastorais da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, será apresentado como Vigário Paroquial, o Pe. Márcio Mendes Ribeiro. Ambos serão apresentados à comunidade no dia 27 de abril (sexta-feira), às 19h.

Vale ressaltar que, todos os padres são consultados por D. Gorgônio antes de serem realizadas as devidas transferências de paróquias.

Demais assuntos

Neste domingo (18/03) os coordenadores diocesanos de Pastorais, Movimentos e Associações participarão da primeira reunião do Conselho Diocesano de Pastoral deste ano. A reunião acontece das 7h às 12h, na Paróquia São Roque, em Itapetininga (SP) e terá como tema central a Campanha da Fraternidade 2018, “Fraternidade e superação da violência”.

No próximo dia 28 de março, quarta-feira Santa, os padres participarão do Dia de Espiritualidade na parte da manhã como preparação para a celebração da Missa de benção dos Santos Óleos e renovação dos compromissos sacerdotais, a ser realizada às 19h na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, em Itapetininga (SP).

A próxima reunião do Conselho de Presbíteros será no dia 5 de abril (quinta-feira) na Cúria Diocesana de Itapetininga. Em abril, não haverá Reunião do Presbitério, sendo assim, o próximo encontro será no dia 8 de maio (terça-feira) no Seminário Diocesano.

De 10 a 20 de abril, Dom Gorgônio participará da 57ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em Aparecida (SP).

No dia 23 de maio, o Pe. Carlos Cirillo (Diocese de Jundiaí) irá assessorar o Curso de Atualização dos Padres que terá como tema “Administração Econômica”. São convidados a participar do curso: os padres, atendentes responsáveis pelo balancete nas paróquias e os tesoureiros. O encontro acontecerá na Casa de retiro Betânia, em Itapetininga (SP), das 8h30 às 16h.

Foto: Assessoria de Comunicação/Diocese de Itapetininga