Presbitério estuda novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil

O Presbitério de Itapetininga, reunido no Seminário Diocesano São João Paulo II na manhã desta terça (11/02), estuda as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023). Dom Gorgônio, em sua exposição, salienta a Paróquia como rede de Comunidades Eclesiais Missionárias, comunidades acolhedoras e fraternas como, CASA – lar de família –, casa acolhedora e aberta à missão. Ele explica também sobre os quatro pilares: Igreja, Casa da Palavra; Vivendo a Espiritualidade Litúrgica; a Serviço da Vida, da Caridade e, em Permanente Missão.

O Bispo fala ainda aos Padres sobre o início do Tempo Quaresmal e da Campanha da Fraternidade 2020. O texto-base será lançado na diocese neste sábado (15/02) a partir das 14h, na Paróquia Nossa Senhora das Estrelas, em Itapetininga (SP). Ele reforça que a abertura da CF 2020 tem início nas Paróquias no próximo dia 26 e as Noites de Misericórdia (confissões) no dia 28. O material da Campanha foi entregue na reunião.

Sobre a administração paroquial, o prelado frisa a necessidade de transparência e planejamento, promovendo as reuniões com o Conselho Administrativo Econômico (CAE) nas Paróquias. O Bispo reforça ainda o compromisso com a Diocese e as coletas oficiais da Igreja, pois precisamos “dar testemunho”.

Em pauta, estiveram também as atividades do mês de março:

• Início do Convívio Vocacional no dia 1 de março no Seminário Diocesano São João Paulo II, em Itapetininga (SP);
  • Reunião dos Bispos do Sub-regional de Sorocaba no dia 5 de março, em Jundiaí (SP);
  • Reunião do Conselho Diocesano de Pastoral no próximo dia 8 de março, na Paróquia São Roque, em Itapetininga (SP);
  • Encontro Diocesano de Diáconos no dia 14 de março, na Casa de Retiros Betânia, em Itapetininga (SP), e
  • Participação na Assembleia Geral dos Bispos de 21 de abril a 1º de maio com tema central “Igreja, Casa da Palavra”.

foto: Pe. Márcio Almeida/Diocese de Itapetininga