Rádio Conexão Católica

Presidência do Regional consagra atividades pastorais à Nossa Senhora Aparecida

Com Missa presidida pelo arcebispo metropolitano de Brasília (DF), Cardeal Paulo Cézar Costa, Assembleia das Igrejas Particulares (AIP) oferece em oração à Mãe de Deus os trabalhos das dioceses paulistas.

As atividades da 43ª Assembleia das Igrejas Particulares (AIP) deste domingo, dia 16, tiveram seu início com a Missa no altar central do Santuário Nacional de Aparecida.

O Cardeal Paulo Cézar Costa, arcebispo metropolitano de Brasília (DF), que já foi bispo em São Carlos, presidiu a Eucaristia com a presença de milhares de romeiros e dos participantes da AIP.

Em sua homilia, Dom Paulo afirmou que o Concílio Vaticano II “é uma bússola segura para o caminho da Igreja”, por ocasião dos 60 anos de sua abertura.

Recordando também os 15 anos da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, Dom Paulo retomou o sentido das peregrinações, “realidade que vivemos neste santuário, onde o nosso amado povo expressa a sua fé viva em gestos simples, mas intensos, porque Deus e sua Santa mãe se manifestam aos simples e humildes”.

Sobre o Santuário Nacional, que recebe milhares de fiéis e, nesta AIP, lideranças pastorais de todo o Estado de São Paulo, o Cardeal Costa ressaltou que Aparecida “é um lugar onde nosso amado povo sente a presença forte do amor de Deus, pois aqui Ele passou e deixou com força a sua marca”.

Por ocasião do 29º Domingo do Tempo Comum, Dom Paulo falou da importância da intimidade com Deus por meio das preces e afirmou que Jesus é o grande orante  e mestre de oração para seus discípulos e para os fiéis de hoje.

“A oração é um diálogo com Jesus. Onde, nesta relação amorosa vamos colocando diante do seu amor as nossas angústias, alegrias e esperanças”, disse.

Dom Pedro Luiz Stringhini, presidente do Regional, Dom Edmilson Amador Caetano, vice-presidente, e o secretário, Dom Luiz Carlos Dias, consagraram as atividades pastorais do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) à Nossa Senhora Aparecida.

Após a celebração, o arcebispo de Brasília participou da última sessão da AIP que tratou da dimensão missionária do Regional como desdobramento da experiência de fé das Comunidades Eclesiais Missionárias, tema central do encontro pastoral.

 

 

Fonte: CNBB Regional Sul1