Na tarde desta terça-feira, dia 24 de junho, data em que a Igreja celebra a Natividade de São João Batista, aconteceu nas dependências da Cúria Diocesana, a primeira reunião do Conselho de Assuntos Econômicos da Diocese de Itapetininga.
O Conselho foi criado em conformidade com as prerrogativas concedidas pelo Código de Direito Canônico, observando atentamente as recomendações do Magistério da Igreja e, sobretudo, fundamentado no espírito da sinodalidade, que propõe uma atuação baseada na comunhão, participação e missão. Sua instituição oficial ocorreu no dia 13 de maio de 2025, e nesta data solene de 24 de junho foi realizada sua primeira reunião.
Composto por clérigos e leigos, o Conselho tem por missão assessorar o bispo diocesano na administração dos bens temporais, assegurando que todas as decisões sejam tomadas com responsabilidade, transparência e sempre voltadas para o serviço da evangelização e da missão pastoral da Igreja.
Membros do Conselho de Assuntos Econômicos da Diocese de Itapetininga:
-
Dom Luiz Antônio Lopes Ricci
Bispo Titular e Presidente do Conselho -
Pe. Élcio Roberto de Góes
Vigário Geral da Diocese de Itapetininga -
Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto
Ecônomo -
Pe. Júlio Ferreira de Campos
Vice-Ecônomo -
Pe. Márcio Giordany Costa de Almeida
Conselheiro -
Pe. Marcos Donizetti de Souza
Conselheiro -
Pe. Lorival de Oliveira Pedro
Conselheiro -
Diácono Luis Carlos dos Passos
Conselheiro -
Sra. Márcia Regina Bertato Lopes Vieira
Conselheira e Secretária do Conselho -
Sra. Camila Aparecida Ribeiro Rodrigues
Conselheira
A atuação deste Conselho é essencial para o fortalecimento da gestão e da missão evangelizadora da Diocese, promovendo uma administração alinhada à fé, à ética e à missão da Igreja.