Prior dos carmelitas: responder aos desafios com criatividade e alegria

“Maria, Mãe e Beleza do Carmelo, Estrela do Mar, nos guie em nosso caminho a fim de que saibamos responder com criatividade e alegria aos desafios presentes em nosso mundo, por vezes tão complexo.”

Foi o auspício expresso pelo prior geral da Ordem Carmelita, Pe. Fernando Millán Romeral, na carta à Família religiosa pela festa de Nossa Senhora do Carmo – a ser celebrada no próximo domingo, 16 de julho.

Sempre mais fieis aos valores do Evangelho

“Faço votos de que estas celebrações toquem nosso coração, inspirem nosso viver o carisma e transformem nossa vida de modo que possamos ser sempre mais fieis aos valores evangélicos”, lê-se na missiva.

Na carta, o prior geral dos carmelitas recorda duas datas particulares. A primeira é o centenário das aparições de Fátima. “Na sexta aparição, ocorrida no mês de outubro de 1917, os pastorinhos disseram que a Virgem apareceu com os traços da Nossa Senhora do Carmo que era venerada na paróquia deles”, escreve.

Família carmelita renova sua devoção mariana

Neste centenário, “a família carmelita renova a sua devoção mariana”. Ademais, “recordamos de modo particular também os enfermos da família carmelita”, acrescenta.

Recordados o Beato Brandsma e o grande teólogo carmelita Xiberta

Pe. Romeral menciona “o 75º aniversário da morte do Beato Tito Brandsma no campo de concentração de Dachau (Alemanha) e o 50º aniversário da morte do grande teólogo carmelita Bartolomé F. M. Xiberta”.

“Ambos distinguiram-se por sua grande devoção mariana e escreveram muito sobre o papel da Virgem Maria na história da salvação”, observa. “Que nos ajudem a viver nossa devoção mariana com a mesma autenticidade e exigência de vida que eles mostraram”, conclui o prior geral dos carmelitas.