Programação da Semana Santa em Itapetininga

Como acontece tradicionalmente, teremos nesta Quarta-feira Santa (12/04), a Missa da Unidade. Nesta celebração todos os sacerdotes, diáconos, seminaristas, agentes de pastorais e movimentos juntamente com os fieis de toda diocese se reúnem para a Missa dos Santos Óleos a ser realizada às 19h30 na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, em Itapetininga (SP).

Confira abaixo a programação do Tríduo Pascal nas paróquias de Itapetininga (SP):

Na Catedral, nesta quinta-feira Santa(13/04) haverá celebração da Ceia do Senhor – também conhecida como “Lava-pés”, às 19h. Na sexta-feira, às 15h, haverá Adoração da Santa Cruz e às 18h30, Sermão das sete palavras e procissão do Senhor Morto. No sábado santo, a Vigília Pascal inicia às 19h. No domingo de Páscoa, a procissão do Encontro sai das Comunidades Nossa Senhora do Rosário e Santo Antonio às 5h e se encontram na Catedral para a Missa da Ressurreição. Ainda no domingo haverá celebrações às 10h e às 18h;

No Santuário Nossa Senhora Aparecida do Sul a Missa da Ceia do Senhor inicia às 20h nesta quinta (13/04). Já na sexta-feira Santa haverá vigília das 6h com uma procissão penitencial que sai da Comunidade São Joaquim e Sant’Ana (Jardim Fogaça) com rito penitencial e às 15h, Adoração da Santa Cruz no Santuário; às 19h, encenação e procissão do Senhor Morto e celebração das trevas. No sábado santo será realizada às 19h30 a benção do fogo novo e Vigília Pascal. No domingo de Páscoa as celebrações acontecem às 5h, 10h, 16h e 19h.

Na Paróquia Nossa Senhora das Estrelas será celebrada a Missa da Ceia do Senhor às 20h nesta quinta (13). Nesta sexta-feira, às 14h tem início uma procissão dentro da Igreja e às 15h, Adoração da Santa Cruz e, às 19h, procissão do Senhor Morto. No sábado santo (15/04) a Vigília Pascal começa às 20h30. No domingo de Páscoa a procissão do Encontro sai das comunidades Santa Terezinha e Nossa Senhora de Lourdes às 5h. A paróquia terá celebrações também às 11h e 19h no domingo.

Na Paróquia Nossa Senhora de Fátima a Missa da Instituição da Eucaristia acontece às 19h30 nesta quinta-feira (13) e vigília até meia noite. Na sexta-feira Santa haverá Vigília das 8h às 12h no centro pastoral; às 15h, Adoração à Santa Cruz e às 19h procissão do Senhor Morto e encenação. No sábado santo a Vigília Pascal inicia às 19h30. No domingo de Páscoa, as mulheres sairão da Comunidade Santa Edwiges (Vila Serafim) e os homens, da Comunidade São Pedro (Nova Itapetininga) às 5h para a Missa da Aurora na paróquia às 6h. A missa da Páscoa será celebrada também às 19h30 na matriz.

Na Paróquia São João Batista, nesta quinta (13), a Celebração da Santa Ceia do Senhor inicia às 20h e logo após a missa será realizada Vigília Eucarística até às 5h. A partir das 5h30 da sexta-feira santa, uma procissão sairá da Capela Santo Antonio e da casa das Irmãs Dominicanas para o Encontro de Jesus com sua Mãe no Calvário. Ainda na sexta haverá Adoração da Santa Cruz às 15h e à noite, às 19h30, procissão do Senhor Morto. No sábado santo haverá benção do fogo novo e Vigília Pascal às 20h. No domingo de Páscoa os homens saem em procissão da frente da Escola “Corina Caçapava” e as mulheres partem da Casa das Irmãs Dominicanas às 5h para a Missa da Aurora. Haverá celebração da Páscoa também às 19h na paróquia.

Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Vila Camarão, o triduo pascal começa às 19h30 com a missa da Ceia do Senhor nesta quinta (13) e logo após inicia-se a vigília até meia noite. Na sexta-feira haverá às 15h Adoração da Santa Cruz e às 19h, Sermão das sete palavras na matriz. No sábado santo (15) às 20h será realizada a Vigília Pascal. No domingo de Páscoa as mulheres saem da praça do bairro 4L e os homens da Comunidade Sagrado Coração de Jesus às 5h30 para a Missa da Madrugada. Haverá também celebração pascal na matriz às 19h neste domingo.

Na Paróquia São Roque haverá Missa da Ceia do Senhor às 19h30 esta quinta (13). Na sexta, às 15h Adoração da Santa Cruz e às 19h, procissão do Senhor Morto. No sábado santo a Vigília Pascal tem início às 19h. No domingo de Páscoa uma procissão de mulheres sairá da rua Maestro Pedro Bloes e os homens sairão da praça do Jardim Maria Luiza às 5h30 com destino à matriz para a Missa da Madrugada às 6h. Haverá ainda missas às 11h e às 19h neste domingo.

Na Paróquia Sant’Ana e Santa Rita de Cássia, a Missa da Instituição da Eucaristia acontecerá às 19h30 nas comunidades Sant’Ana e Santa Rita e em seguida será realizado o translado do Santíssimo Sacramento e vigília até às 23h. Na sexta-feira santa a Vigília acontece das 7h às 14h em todas as comunidades; às 15h celebra-se a Adoração da Santa Cruz e à noite, às 19h30, haverá Procissão do Senhor Morto com início na Igreja Sant’Ana. O Sábado Santo será celebrado na Comunidade Sant’Ana às 19h30 e no domingo de Páscoa as missas serão às 8h, 10h, 18h e 19h30.

Na Paróquia Nossa Senhora das Graças, a Missa da Ceia do Senhor será às 19h30 e logo após as pastorais e movimentos realizam a vigília das 23h às 15h desta sexta (14/04). Na sexta às 9h será realizada uma Via-Sacra com catequizandos e coroinhas; às 15h, Adoração da Santa Cruz e às 19h30 Via-Sacra com saída da comunidade Santo Expedito rumo à matriz e encenação da Paixão. No sábado santo a Vigília Pascal inicia às 19h30 e no domingo às 5h30 as mulheres saem em procissão da Comunidade Divino Espírito Santo e os homens, da Comunidade Santo Expedito rumo à matriz para a Missa da Aurora às 6h. Haverá também celebração eucarística às 17h30 na matriz.

Na Paróquia São Paulo Apóstolo nesta quinta (13/04) a Missa da Ceia do Senhor começa às 19h30. Nesta sexta-feira haverá Adoração à Santa Cruz às 15h e às 19h30 Via-sacra na matriz. No sábado, às 19h30, Vigília Pascal e benção do fogo novo. Já no domingo de Páscoa as missas acontecem às 5h, 9h e 19h30.

Imagem: Divulgação/Internet