Quatro novos diáconos em Angatuba: Alberto, Donaldo, Élcio e Marcelo são ordenados

“Todos os ministros ordenados são chamados a ser dom de amor ao povo de Deus e servir, ser expressão deste Cristo servo”, afirma Dom Gorgônio se referindo aos novos diáconos de Angatuba (SP). A missa de Ordenação Diaconal aconteceu na noite desta quinta-feira (25/05) na Paróquia Divino Espírito Santo. Alberto Carlos Pinto, Donaldo do Amaral Júnior, Élcio Leite de Campos e Marcelo Aparecido da Cruz receberam o Sacramento da Ordem, no grau de Diácono Permanente.

Na homilia, o bispo explica que o Concílio Vaticano II resgatou o diaconato permanente permitindo que homens casados e leigos pudessem colaborar com a missão dos Bispos e Sacerdotes. “O diácono nos auxilia na caridade para com os mais pobres e necessitados de nossas paróquias, nas pastorais e movimentos; é sinal e presença do Cristo servo em nossas comunidades levando seu testemunho de vida e fé em Deus ao anunciar a Palavra; são os ministros do Sacramento do Batismo e estão à serviço do altar na Eucaristia, aproximando os fieis do Mistério Pascal”, observa.

Logo após a homilia, com a eleição dos candidatos e assumido o compromisso de se consagrar à Igreja, eles se prostraram diante do altar e receberam as orações da comunidade, do Bispo e dos sacerdotes presentes por meio do cântico da Ladainha de todos os santos, iniciando o Rito de Ordenação. A seguir, Dom Gorgônio impôs as mãos sobre os ordenandos e proferiu a oração consagratória. Os novos diáconos foram revestidos com a estola diaconal e a dalmática e, receberam, por fim, o livro dos Evangelhos.

Ao fim da celebração, coube à esposa do diácono Alberto, Maria Ivete Lopes Pinto, a tarefa de representar os novos ministros. Ela agradeceu a todos os presentes, padres, familiares, amigos e autoridades civis, fez menção aos catequistas e pais que educaram-nos na fé e um agradecimento especial às esposas “sustento, fortaleza, incentivo e companheiras” na missão de servir à Deus e à comunidade.

Os diáconos Alberto e Élcio servirão à Paróquia São Judas Tadeu e os diáconos Marcelo e Donaldo à Paróquia Divino Espírito Santo, em Angatuba (SP).

Fotos: Pascom/Paróquia Divino Espírito Santo/Angatuba-SP