“Igreja Sinodal: alargar a tenda da oração, escuta e da comunicação”. Esse é o tema central da 45ª edição da Assembleia Eclesial do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que teve início nesta sexta-feira, dia 27 de setembro, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba, e que reúne arcebispos, bispos, padres coordenadores de Pastoral e agentes de Pastoral das 6 arquidioceses e 37 dioceses do estado de São Paulo.
Estão previstas, durante o encontro, onze sessões. A conversação espiritual, dinâmica assumida a partir do Sínodo dos Bispos, será mais uma vez aplicada em uma das etapas. Também estão previstas, como sinais de unidade, Celebrações Eucarísticas, momento orante e Ofício Divino das Comunidades.
A Diocese de Itapetininga está representada pelo bispo, Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, CR, pelo Vigário Geral e Diretor Espiritual Regional Sul1 do ECC, Padre Élcio Roberto de Góes, além do casais João Batista Nunes Vieira e Márcia Regina Bertato Lopes Vieira coordenadores do ECC e Sérgio Domingues Ramos e Marli Aparecida de Almeida Ramos, membros do CDP.
A 45ª Assembleia Eclesial Regional segue até domingo, dia 29, e expressa a comunhão da Igreja em todo o estado de São Paulo, em sintonia com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e com o Magistério do Papa Francisco.
Na foto abaixo Dom Gorgônio é homenageado por ocasião do seu aniversário natalício ocorrido no último dia 17 de setembro.
