Relíquia de São João Paulo II é entronizada na Capela do Seminário Diocesano

No último dia 22 de outubro a Igreja celebrou o Dia de São João Paulo II. Para marcar a data, um a missa foi realizada no Seminário Diocesano que leva o nome do santo padroeiro.  A celebração foi presidida pelo Padre Carlos Eduardo de Oliveira, pároco da Paróquia São Francisco de Assis de Capela do Alto e concelebrada pelo Padre Ivan Carlos Rosa, Vigário da Paróquia Sant”Ana de Itapetininga e contou com a participação dos seminaristas e seus familiares. Durante a celebração foi apresentada e entronizada a relíquia de São João Paulo II na capela do Seminário Diocesano.

 

Seminário Diocesano

O Seminário Diocesano São João Paulo II teve inicio no ano seguinte a criação da Diocese de Itapetininga em julho de 1.998, ou seja, em 1.999 ingressou a 1ª turma de propedêutico que funcionou provisoriamente em uma casa na Vila Rosa até que ficasse pronto parte do Seminário que no mesmo ano de 1.999 começou a ser construído em um terreno de 40 alqueires, às margens da avenida Dr. Cyro Albuquerque no Bairro Taboãozinho, deixado em herança por uma benfeitora da cidade, a Srª. Benedita de Goes Borba. Construção esta concluída parcialmente no ano 2.000.

No ano de 2.001, começaram a chegar os Seminaristas que estavam se formando na Diocese de Sorocaba, mas pertenciam ao território de Itapetininga. Vieram concluir seus estudos no Seminário de Itapetininga, os Seminaristas: Ricardo de Oliveira, Sirlei Aparecido, Fabio da Silveira Wagner e Élcio Roberto de Góes.

Desde então , o Seminário tem acolhido todos os anos jovens que querem responder seu chamado ao Sacerdócio e todo final de ano tem ordenado Padres para servir o povo de Deus que está na Diocese de Itapetininga.

São João Paulo II

Karol Wojtyla nasceu em 18 de maio de 1920, em Wadowice, uma pequena cidade polonesa, onde viveu a sua infância e adolescência, até se mudar para Cracóvia, onde se inscreveu na faculdade de filosofia. Durante a invasão da Polônia pelos nazistas, trabalhou como operário em minas de pedra e ainda em uma fábrica química. No ano de 1942 entra para o seminário clandestino de Cracóvia e, em 1º de novembro de 1946 foi ordenado sacerdote. Posteriormente, complementa a sua formação em Roma. Durante o seu ministério sacerdotal foi professor de ética na Faculdade de Teologia de Cracóvia e na Universidade Católica de Lublin.

Em 1958 é nomeado bispo auxiliar de Cracóvia, pelo papa Pio XII. Como lema episcopal escolhe a expressão mariana Totus Tuus. Em 1964 é nomeado arcebispo de Cracóvia pelo Papa Paulo VI e em 1967 foi criado cardeal. O Cardeal Karol Wojtyla é eleito ao trono de São Pedro em 1978, o primeiro papa eslavo da história e o primeiro não italiano depois de mais de 400 anos.  Escolheu como nome o mesmo do seu antecessor, João Paulo. O seu pontificado durou 26 anos, tendo fim com a sua morte em 2 de abril de 2005. Em 1 de maio de 2011 o Papa Bento XVI o proclamou beato e em 27 de abril de 2014 o Papa Francisco o canoniza santo. Sua festa litúrgica é celebrada no dia 22 de outubro.

São João Paulo II foi sobretudo um homem de profunda fé, que se refletia na sua intensa vida de oração, homem que se deixou conduzir de forma plena pelo amor a Deus, por Nossa Senhora e pela Igreja. São João Paulo II nos mostrou através de sua vida doada, o caminho em direção a uma vida de santidade. Que a exemplo que São João Paulo II, sejamos homens e mulheres dedicados à oração e que aprendamos a amar de forma plena, e amando, sejamos capazes de nos doar inteiramente a Deus e ao próximo.

 

 

Fotos: William Furtado