Notícia Destaque Notícias da Diocese

Relógio do Santuário Nossa Senhora da Conceição de Tatuí será restaurado

O relógio mecânico e histórico do Santuário e Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Tatuí será restaurado. Segundo informou o Padre Élcio Roberto de Góes, o relógio tem 69 anos e o  restauro será realizado pela “Tavano Engenharia Sinos e Relógios”, da cidade de Dourado (SP). Os serviços, que devem durar de 60 a 90 dias, incluem ainda a troca da base de sustentação do relógio e a troca da casa cobertura do relógio.

Segundo pesquisa do historiador Renato Ferreira de Camargo (1938-2012), salvaguardada pelo seu filho, jornalista Christian Pereira de Camargo, o relógio do Santuário e Paróquia Nossa Senhora da Conceição foi uma doação do industrial Mário França Azevedo. No jornal “O Progresso de Tatuí”, de 12 de dezembro de 1951, há a seguinte nota: – “O ilustre conterrâneo senhor Mário França Azevedo, acaba de oferecer à nossa Igreja Matriz um belíssimo relógio, no valor aproximado de 35 mil cruzeiros. A doação foi feita em homenagem à sua virtuosa e piedosa senhora, d. Zeneide de Campos Azevedo. O novo relógio, que logo mais estará marcando a hora oficial de Tatuí, é da premiada Fábrica Michelini, de São Paulo, com 40 anos de existência e a mais conceituada em todo o Brasil. Basta que se diga, para prova-lo, que são da referida fábrica os relógios da Estação da Luz e da Sorocabana, na Capital Paulista. A população católica de Tatuí prepara uma demonstração de apreço e reconhecimento ao benemérito industrial tatuiano e sua excelentíssima esposa”.

Relógio de 1927 – Foi instalado em uma das torres da Igreja Matriz um relógio, em 1927. Aliás, às 12h do dia 4 de dezembro de 1927, com a participação da comunidade católica e da Corporação Musical Santa Cruz. O jornal O Progresso de Tatuí, à época, fez dois registros. Em ambos, credita ao Padre Joaquim Antonio Canto (natural de Piracicaba e que havia chegado em Tatuí um ano antes, isto é, em 1926), a importante conquista. No dia 11 de dezembro de 1927, diz um trecho da reportagem “à noite, uma comissão de pessoas gradas foram até a residência do ilustre Padre, apresentar-lhes felicitações em nome do povo católico de Tatuhy, do qual é seu benemérito bemfeitor”. Não há um registro oficial público do destino deste antigo relógio.

Pascom: Santuário Nossa Senhora a Conceição

Fotos: Sinval Junior (Juninho)

Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto