Representantes do Emaús participam de XII Encontro do Conselho Nacional

Entre os dias 20 a 23 de julho de 2017 realizou-se na diocese de Joinville, na cidade de Jaraguá do Sul (SC), o XII Encontro do Conselho Nacional de Emaús (ECNE). Contando com os representantes dos diversos secretariados estabelecidos no Brasil, a diocese de Itapetininga foi representada pelo diretor espiritual Pe. Ricardo de Oliveira, pelo casal presidente Oswaldo e Cláudia e os jovens, Osmedil e Carla.

Para os que desconhecem o trabalho desse movimento juvenil, trata-se de um curso de valores humanos e cristãos aplicado a jovens de 18 a 29 anos de idade cujo objetivo fundamental é conscientização sobre o valor do ser humano, a partir da pessoa de Jesus Cristo, para dispor da sua capacidade em favor da evangelização do reino de Deus por meio da Igreja, vivendo e aprendendo em comunidades missionárias.

O tema deste último Conselho Nacional de Emaús foi “Maria, Modelo para os Discípulos”, tendo como lema: “Eis aqui a serva do Senhor (Lc 2, 38)”. No transcurso dos dias as palestras e as orações matinais e noturnas auxiliaram na compreensão mais profunda sobre a importância da participação de Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe do plano salvífico, bem como, as virtudes que a tornaram a grandiosa discípula obediente dos desígnios divinos: desde o “sim” da anunciação, perpassando as dores da cruz à alegria da ressurreição, culminando na vinda do Espírito Santo até sua Assunção aos céus.

Destaca-se ainda o painel da juventude proporcionando aos participantes a oportunidade de expressar suas impressões sobre o atual momento da realidade pós-moderna, tão marcada pelo relativismo subjetivo afetivo que se opõem intensamente sobre os valores cristãos universais absolutos da fé eclesial; conclui-se que entre a fragilidade humana pecadora e a vivência integral da doutrina católica deve-se sempre recorrer ao ‘amor e a misericórdia de Deus que nunca decepciona e jamais se cansa de perdoar’.

Por fim, recorda-se a noite cultural marcada pela comida e danças típicas da cultura alemã tão presente na região sul do país, foi um momento ímpar para conhecer ou aprofundar o conhecimento sobre os elementos constitutivos do povo germânico que num dado momento da história do Brasil fez-se presente e colaborou na constituição desta nação. Deus abençoe todos os participantes e que o aprendizado e partilha de experiências qualifique cada vez mais a árdua missão de evangelizar a juventude.

Texto: Pe. Ricardo de Oliveira
Fotos: Divulgação/Emaús