RESPONSÁVEIS PELA EVANGELIZAÇÃO JUVENIL PARTILHAM EXPERIÊNCIAS

A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reuniu, de 27 a 29 de novembro, em Brasília (DF), os responsáveis diocesanos da evangelização da juventude e assessores das expressões juvenis para um momento de partilha e diálogo sobre o trabalho realizado nas Igrejas particulares, além de formação sobre os textos aprovados na 52ª Assembleia Geral da CNBB, sobre a renovação paroquial e atuação dos cristãos leigos.

A palestra sobre o Documento 100 da CNBB, “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia – A conversão pastoral da paróquia”, e sobre o Estudo 107, “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”, foi conduzida pelo assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da Conferência, Padre Antonio Luiz Catelan Ferreira. Neste contexto, foi abordada a importância das Pastorais da Juventude, das Congregações, das Novas Comunidades e dos Movimentos para a Igreja.

O Bispo auxiliar de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro da Silva, abordou no encontro o tema “Revitalização da Pastoral Juvenil no Brasil: memória e processo”. Em sua fala, recordou o Documento 85, “Evangelização da juventude – Desafios e perspectivas pastorais”, o Ano da Juventude, o Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil (estes últimos em 2013) como momentos importantes na construção da unidades entre as diversas expressões da juventude.

O Bispo ainda convidou os participantes para uma avaliação em grupos das três urgências apontadas pelos participantes do encontro de revitalização: Missão, Assessoria e Estrutura de Acompanhamento.

A resposta que o grupo deu foi bastante significativa, porque retomamos o que foi definido e refletido em dezembro do ano passado. Este espaço de comunhão fortalece sonhos comuns e desejos de atingir as bases. O encontro proporcionou a aquisição de conhecimentos e materiais que vão contribuir para a evangelização da juventude na base”, resumiu, Dom Eduardo.

O encontro teve a presença dos outros membros da Comissão para a Juventude, o Arcebispo de Florianópolis (SC), Dom Vilson Basso, e o Bispo de Caruaru, Dom Bernardino Marchió, e do Bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner. Também participaram o Arcebispo de Passo Fundo (RS), Dom Antônio Carlos Altieri, o Arcebispo de Pouso Alegre (MG), Dom José Luiz Majella Salgado; e o Bispo de São Luiz de Cáceres (MT), Dom Antônio Emídio Vilar.