Pe. Ricardo de Oliveira

Padre Ricardo de Oliveira

 

Padre Ricardo de Oliveira, nascido no dia 16 de maio do ano de 1977 e natural da cidade de Itapetininga/SP. Ingressou no Seminário Arquidiocesano: ‘Bom Pastor’ da cidade de Sorocaba/SP no dia 02 de fevereiro do ano de 1998, no qual, permaneceu até o final do ano de 1999.

Posteriormente, no ano 2000, ingressou no Seminário Diocesano: ‘São João Paulo II’ onde permaneceu até o ano de 2005 concluindo as etapas formativas. Foi ordenado diácono no dia 20 de agosto do ano de 2005, na paróquia: ‘São João Batista’ da cidade de Guareí/SP e, neste mesmo ano, realizou-se sua ordenação presbiteral na Catedral: ‘Nossa Senhora dos Prazeres’ na cidade de Itapetininga no dia 29 de dezembro do ano de 2005; a presidência da celebração eucarística e imposição das mãos foi feita por Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, CR, Bispo diocesano de Itapetininga.

No ano de 2006 exerceu o ministério presbiteral sendo Vigário Paroquial na Catedral que, naquela ocasião, tinha como Pároco o Padre Mario Donato Sampaio. No ano seguinte, 2007 foi transferido, como Pároco, à Paróquia: ‘Sagrada Família’ na cidade de Tatuí/SP onde permaneceu apenas 01 ano. Em 2008 regressou a Catedral, novamente trabalhando como Vigário, mas desta vez tendo como companheiro o Padre Renato de Góes Vieira. Por fim, no ano 2009 tomou posse como Pároco da paróquia: ‘São João Batista’ da cidade de Guareí/SP, na qual permaneceu 05 anos, até o ano de 2013.

Esteve Reitor do Seminário Diocesano ‘São João Paulo II’, do dia 02 de fevereiro de 2014 até dezembro de 2015. Concluiu sua pós-graduação para formadores de Seminários e Casas Religiosas e convalidação do curso de teologia, ambas as etapas de estudos, são para qualificar cada vez mais o trabalho que se realizara no Seminário.  Após 12 anos de pároco na Paróquia Santa Cruz em Tatuí, no dia 14 de dezembro de 2025, tomou posse como pároco na Paróquia São João Batista em Itapetininga. Atual Assessor Eclesiástico da Pastoral da Pessoa Idosa.