Rota da fé reúne centenas de peregrinos em Pilar do Sul

Oratório de São Roque é o ponto de partida da peregrinação

Durante o mês de Julho, a Capela de São Roque do Bairro Alegro de Pilar do Sul ficou pequena para receber centenas de peregrinos. Trata-se da rota da fé, um caminho de 26km que liga o Oratório de São Roque, localizado no terreno do Santuário Diocesano até a primeira comunidade da Paróquia.

Uma iniciativa da Paróquia Bom Jesus do Bom Fim , a Rota da Fé acontece durante todo o mês de julho e o percurso conta com sete paradas para orações e reflexões. O trajeto pode ser feito a pé ou de bicicleta.

A Rota da Fé não é formada somente dos 26km, mas sim  de pessoas fiéis devotos de São Roque que percorrem todo caminho com piedade e oração, levando no coração seus pedidos e agradecimentos por todas as graças alcançadas.

Segundo Osmedil Jhonata,  a Rota da fé levam os peregrinos a refletir sobre o quanto Deus nos ajuda na caminhada. “Seja nas subidas ou descidas, nos buracos e nas pedras que surgem para atrapalhar nossa caminhada, Deus sempre nos proporciona momentos de descanso,  trazendo pessoas que nos ajudam e nos incentivam a seguir sempre em frente”.

Quando surgiu a inspiração para a criação da Rota da Fé, não imaginávamos que tomaria toda essa proporção que tomou. Cremos que a causa do “sucesso” da Rota seja a Fé em São Roque que nos leva diretamente a Deus, comenta Pe. Elias.

Aos sábados, durante o trajeto,  as Comunidades Bom Jesus do Bom Fim (Pombal) e  Santa Cruz (Ponte Alta), tornam-se principais pontos de apoio para  acolher os fiéis peregrinos que ali passam para descansar e se alimentar. A Santa Missa acontece às 8h30 na Comunidade São Roque, destino final da rota, presidida pelo Pe. Elias Soares Júnior, Pároco.

Para a ciclista Regina Mara da cidade de Sarapuí, participar deste caminho  foi um grande momento de fé, fraternidade e oração. Já para Daniela Medeiros, organizadora do pedal da fé , percorrer a rota é ter uma grande esperança de dias melhores e de muita superação.

Peregrinos percorrem 26km até a Comunidade São Roque.

Além dos peregrinos da cidade de Pilar do Sul, a rota da fé também recebe fiéis dos municípios  vizinhos como Sarapuí, São Miguel Arcanjo, Salto de Pirapora, Piedade entre outras cidades da região. Todos os devotos que percorrem a rota,  recebem um certificado de participação.

Vale ressaltar, que para a celebração eucarística, são respeitados todos os protocolos de segurança orientados pelas autoridades sanitárias, como  a higienização das mãos e uso obrigatório de máscaras.

A Paróquia Bom Jesus do Bom Fim agradece a Irmandade de São Roque que esteve à frente de toda a organização e preparo da estrutura da Rota da Fé e que  durante dois meses, trabalharam incansavelmente para que os peregrinos pudessem trilhar essa rota de forma segura e tranquila.

Agradece também todas as pessoas que aceitaram o chamado e percorreram a Rota da Fé, que com muita devoção e piedade puderam experimentar a força e a misericórdia de Deus em suas vidas. Que este caminho possa proporcionar muitas graças na vida daqueles que o percorrerem.
“São Roque, intercedei por todos nós, seus devotos peregrinos!”

Samuel Medeiros