Santuário celebra Festa de São Miguel Arcanjo

De 20 de Setembro a 01 de Outubro o Santuário de São Miguel Arcanjo, em São Miguel Arcanjo (SP), estará em festa, celebrando seu padroeiro. Além das missas e quermesses, a programação conta com diversas apresentações culturais, benção de cavaleiros, motociclistas e motoristas, corrida de rua, entre outros.

A festa é precedida pela tradicional Quaresma de São Miguel, que acontece desde o dia 15 de agosto. A Quaresma a São Miguel Arcanjo é uma devoção que nasceu com São Francisco de Assis. O santo fazia cinco quaresmas ao ano, uma delas dedicada a São Miguel Arcanjo pelo fato deste ter o ofício de apresentar as almas a Deus. Em uma de suas quaresmas, em setembro de 1224, São Francisco teve uma visão de São Miguel Arcanjo e foi agraciado com as Santas Chagas de Jesus em seu corpo. Daí percebemos quão forte esse período é para os fieis.

A devoção ao Anjo Protetor promete atrair diversos fiéis ao Santuário. “Estamos preparando a festa desde o começo do ano e queremos que muitas pessoas, de diferentes lugares do país, participem e venham fazer aqui seus agradecimentos e pedidos. Temos a alegria de receber cada vez mais pessoas, ampliando a devoção ao nosso padroeiro”, comemora o Pároco e Reitor, Pe. Márcio Almeida.

Nos últimos anos, o número de visitantes no município tem aumentado expressivamente, em função da elevação da Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo à condição de Santuário. Outro fator que tem contribuído para atrair pessoas é a riqueza ecológica do município, com parques naturais e vinícolas, e o potencial local para o turismo religioso. Para os habitantes de São Miguel Arcanjo, é o espírito de religiosidade popular que paira sobre a população que atrai os visitantes. O são-miguelense tem orgulho de seu padroeiro e transmite esse orgulho de devoção a todos que os visitam.

Confira a programação completa da Festa:

Dia 20 – 4ª feira

• Missa às 19h30h presidida por Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, CR.

Dia 21 – 5ª feira

• Missa às 19h30h presidida por Pe. João Batista, Reitor do Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP).

Dia 22 – 6ª feira

• Missa às 19h30h presidida por Pe. Élcio Roberto de Góes, Pároco e Reitor do Santuário Nossa Senhora da Conceição, em Tatuí (SP).

Dia 23 – Sábado

• Missa às 19h30h presidida por Frei Rinaldo Stecanela Oliveira, OSM, Apresentador da TV Século 21.
  • Quermesse e apresentação cultural após a Missa.

Dia 24 – Domingo

• Missa às 9h.
  • Apresentação Cultural às 11h.
  • Benção dos Cavaleiros às 12h.
  • Missa às 12h30.
  • Benção Tradicional dos Motociclistas e dos Condutores de Veículos às 15h.
  • Missa às 19h30 presidida por Pe. Damião Pereira, SCJ, Vigário do Santuário São Judas Tadeu, em São Paulo (SP).
  • Show com a cantora católica Gabriela Carvalho após a Missa.
  • Nesse dia haverá confissão e quermesse durante todo o dia, bem como venda de almoço.

Dia 25 – 2ª feira

• Missa às 19h30h presidida por Pe. Leandro Ricardo, Reitor da Basílica Santo Antônio de Pádua, em Americana (SP).

Dia 26 – 3ª feira

• Missa às 19h30h presidida por Frei Marcus Augusto Garcia Miranda, OFM, Reitor no Santuário do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, em Siqueira Campos (PR).

Dia 27 – 4ª feira

• Missa às 19h30h presidida por Pe. Wagner Lopes Ruivo, Pároco da Paróquia São José Operário, em Sorocaba (SP).

Dia 28 – 5ª feira

• Missa às 19h30h presidida por Pe. Edinisio Gonçalves Pereira Vieira, C.Ss.R., Reitor do Santuário Basílica do Pai Eterno, em Trindade (GO).

Dia 29 – 6ª feira

• Corrida de Rua às 8h.
  • Missa às 9h.
  • Benção dos condutores de Bike às 11h.
  • Missa às 12h30.
  • Apresentação cultural às 14h.
  • Procissão de São Miguel Arcanjo às 17h.
  • Solene Missa de São Miguel Arcanjo às 18h presidida por Pe. Márcio Almeida, Pároco e Reitor da Paróquia Santuário São Miguel Arcanjo, em São Miguel Arcanjo (SP).

Dia 30 – Sábado

• Missa às 19h30h presidida por Pe. Abério Christe, Pároco da Paróquia Santa Clara e comunicador na Rádio 9 de Julho, em São Paulo (SP).

Dia 01/Out – Domingo

• Missa às 12h30.
  • Apresentação cultural às 14h.
  • Missa às 19h.

Quermesse durante todo o dia, bem como venda de almoço.