Rádio Conexão Católica

São Bento oferece ainda hoje “válidos pontos de referência para a vida pessoal e comunitária

A cruz, o livro e o arado – ou seja, a oração, o estudo e o trabalho – instrumentos por meio dos quais São Bento e os seus filhos transmitiram a civilização cristã às várias populações espalhadas no continente europeu, “expressam a proposta de vida que permitiu a unificação espiritual da Europa centrada na comum orientação à Cristo (a Cruz); a sua unificação cultural a partir do amor à cultura clássica e bíblica (o livro), e por fim, o seu renascimento econômico e social na valorização do trabalho, também manual”.

Palavras do Arcebispo de Espoleto-Núrcia, Dom Renato Boccardo, ao celebrar na Praça de São Bento, em Núrcia,  a missa pontifical por ocasião da Festa de São Bento, Padroeiro da Europa. Tratou-se da primeira celebração dentro dos muros da cidade depois do terremoto de 30 de outubro de 2016.

“A herança beneditina – recordou o arcebispo – não se resume ao quadro histórico, mesmo importante e decisivo para o nascimento da Europa e de suas raízes cristas, mas oferece também ao homem contemporâneo válidos e concretos pontos de referência em relação à vida pessoal e comunitária”.

“Não será inútil, então, também para a Europa de hoje, colocar-se atentamente na escuta da sabedoria de Bento e ouvir novamente a sua mensagem”, sublinhou o prelado, citando palavras do Papa Francisco ao Parlamento Europeu  (Estrasburgo, 25 novembro 2014): “construir juntos uma Europa que gire não ao redor da economia, mas em torno à sacralidade da pessoa humana, dos seus valores inalienáveis; uma Europa que abraça com coragem o seu passado e olhe com confiança ao futuro para viver plenamente e com esperança o seu presente”.

São Bento foi declarado Padroeiro principal da Europa em 1964 pelo Papa Paulo VI, pela sua contribuição à civilização europeia.

A sua festa litúrgica recorre em 11 de julho, marcando a data da transladação das suas relíquias para a Abadia de Saint-Benoît-sur-Loire, na França. Já neste dia 21 de março é celebrado o Trânsito de São Bento.