SÃO MIGUEL ARCANJO INICIA SEMANA MISSIONÁRIA NO DIA 19

Os missionários de São Miguel Arcanjo, vinculados ao Santuário, realizam a partir deste domingo (19), a Semana Missionária. Fruto de uma assembleia paroquial em 2013, as missões paroquiais iniciaram em fevereiro deste ano, com diversas atividades de preparação que envolveram os missionários e as comunidades da cidade. De acordo com o Pároco e Reitor do Santuário de São Miguel Arcanjo, Pe. Márcio Almeida, a iniciativa é dos Frades Menores Missionários.

Retiro-Missões-Pascom-Santuário-SMA (6)Para o Pároco, “a importância das missões está na revitalização da fé e na dimensão missionária em si, que nos faz uma Igreja em saída como pede o Papa Francisco, principalmente, indo ao encontro das pessoas afastadas. Além disso, elas envolvem e unem toda a comunidade em torno do projeto missionário”.

A preparação para a Semana Missionária conta ainda com o Tríduo que iniciou nesta quinta (16) e segue até o sábado, dia 18, com a celebração da Santa Missa às 19h30 no Santuário e, orações nas comunidades (Igrejas) ajudando as pessoas a se prepararem para as missões através do contato com a Palavra de Deus, com a devoção a Nossa Senhora e uma maior compreensão da Missa.

A partir do dia 19, com a Missa de Abertura, começam as atividades para os missionários. Elas englobam a participação em palestras que abordarão, conforme o folder, temas como: o Encontro com Jesus Cristo, Nossa Senhora, Conversão, Família, Unidade, Discipulado e a Missão. Ao todo, participam da semana cerca de 300 agentes missionários.

Retiro-Missões-Pascom-Santuário-SMA (2)
Frei Alderico prepara os missionários em retiro realizado em fevereiro deste ano.

Histórico

Uma assembleia paroquial, em 2013, definiu a necessidade de traçar dois caminhos: “a formação pastoral nas comunidades (que aconteceu em 2014) e as missões paroquiais (definida para 2015)”, afirmou Padre Márcio. Para tanto, era preciso realizar a preparação destes agentes.

“Realizamos, então, seis etapas de preparação: um retiro para motivar os missionários a assumir o compromisso da missão; um censo paroquial em que visitamos as famílias da comunidade e oramos por elas; realizaram-se depois cinco encontros nestas casas com o objetivo de levá-los à experiência da fé e oração e, agora estamos nas três últimas etapas: o tríduo, as Santas Missões e o pós-missão com uma avaliação dos trabalhos”, explicou.

Confira na imagem abaixo, as atividades da Semana Missionária:

Missões-Atividades-Pascom-SantuárioSMA