São Miguel Arcanjo: Quaresma de São Miguel Arcanjo segue até 28 de setembro

(foto: Arquivo/Basílica São Miguel Arcanjo)

Teve início neste último domingo (15), na Festa da Ascensão de Maria, a Quaresma de São Miguel Arcanjo da Basílica de São Miguel Arcanjo.

A Quaresma de São Miguel foi criada por São Francisco de Assis, em 1224. Ele considerava a Festa de São Miguel Arcanjo tão importante, que decidiu fazer um tempo de preparação para este dia, tempo este que ele chamou de quaresma.
O início da Quaresma de São Miguel se dá em 15 de agosto, Festa da Assunção de Maria. Mesmo que no Brasil essa festividade não aconteça sempre no mesmo dia, vale a pena manter a data. Finalizamos a Quaresma no dia 28 de setembro, um dia antes da Festa do Arcanjo Miguel.
Por que não no dia 29? Porque esse é o dia da Festa, portanto é dia de celebrar com fé e devoção. A Quaresma, por sua vez, é tempo de preparação para a Festa! E se contarmos os dias entre 15 de agosto a 28 de setembro somam-se 45 dias. Mas não são 40? Então, a Quaresma é um tempo de preparação e não necessariamente 40 dias exatos, cronológicos! E sim: devemos fazer todos os dias, incluindo os domingos.
Para viver bem a Quaresma de São Miguel Arcanjo é sugerido que se siga um breve roteiro: faça as orações diariamente; reze sempre a oração proposta, diante de uma imagem de São Miguel Arcanjo; para esse momento de oração, acenda uma vela, de preferência abençoada.
O importante é ter disciplina e manter-se perseverante nesta oração todos os dias… parece ser simples, mas o tempo é longo, e se não estivermos atentos, facilmente deixamos de lado essa prática.
Por ser um tempo forte de oração, pede-se que se faça algum tipo de penitência. E você pode também ter uma intenção especial durante a Quaresma.
Inscreva-se no canal da Basílica de São Miguel e participe.
Facebook: Basílica Santuário São Miguel Arcanjo
Instagram: @basilicasaomiguelarcanjo
Conheça a Basílica de São Miguel Arcanjo: https://www.youtube.com/watch?v=6EvtJUJ6Ey4&t=82s