Semana Santa: Dom Gorgônio preside Missa de Ramos na Catedral Diocesana

O Bispo Diocesano, Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, CR, presidiu na manhã deste domingo, dia 24 de março, a celebração do Domingo de Ramos.

A concentração dos fieis aconteceu em frente à Igreja do Rosário, com a bênção dos ramos e em seguida saíram em procissão até a Catedral Diocesana para a Santa Missa Solene.

Em todas as paróquias de nossa diocese foram revividas a tradição e a liturgia do Domingo de Ramos. O Domingo de Ramos é uma solenidade que marca o início da Semana Santa, momento onde celebramos a Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A liturgia do Domingo de Ramos possui uma riqueza única. Com ela, iniciamos a Semana Santa, que é a semana mais importante para nós, católicos. Na verdade, este Domingo tem por nome “Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor”, e não somente Domingo de Ramos, como popularmente conhecemos. Isso se dá pelo fato de que celebramos, como Igreja, a junção de duas tradições litúrgicas distintas, mas que se somam e que dão um caráter único a essa celebração.

Em Jerusalém, por volta do século IV e V, já temos registros da procissão de Ramos que, tão logo, se difundiu pelo Oriente. Já em Roma se celebrava, no Domingo que antecede a Páscoa, a Paixão do Senhor. Pelo século IX, existem registros da junção dessas duas vertentes históricas. Dessa forma, na mesma liturgia celebramos esses dois acontecimentos: a recordação da entrada triunfal de Cristo em Jerusalém, acolhido com Ramos e “Hosanas” e a recordação da Paixão do Senhor. Nessa Santa Missa ocorre a nossa tradicional benção e procissão dos Ramos, bem como a solene liturgia eucarística da Paixão do Senhor.

Fotos: William Furtado