Seminário Diocesano anuncia transferência de paróquia de seminaristas

O Seminário Diocesano, São João Paulo II, por meio do seu Reitor Padre Marco Antônio Custódio, anunciou neste último sábado, dia 16 de dezembro, a transferência de paróquia para a realização de estágio pastoral dos seguintes seminaristas: André Augusto Dias Leme; Guilherme Henrique do Prado; Diego Roger de Paiva; Leonardo Costa de Camargo Barros; Charbel Halim Moubarak Fogaça e João Vitor Santos de Almeida.

O seminarista é aquele que recebeu um chamado de amor de Deus e, na liberdade, respondeu a Ele. O Papa Emérito Bento XVI, no encontro com os seminaristas nos EUA, em 2008, diz que seminaristas são “jovens que se encontram num tempo forte de busca de um relacionamento pessoal com Cristo, um encontro com Ele, na perspectiva de uma importante missão na Igreja”.

Nas residências, geralmente seminários que podem ser o Menor ou Maior, os seminaristas recebem formação que convergem para a unidade da pessoa. Viver no seminário é estar neste tempo da descoberta de Cristo. É tempo de acolhimento e amadurecimento do dom recebido da iniciativa de Deus e não por méritos da pessoa. Tempo importante de relacionar-se com Deus, que se expressa de forma significativa na oração para um correto discernimento.

A idade, a retidão dos candidatos, a idoneidade espiritual, moral e intelectual, a saúde física e psíquica são critérios examinados pela Igreja na aprovação daqueles que desejam ingressar no seminário. (Optatam Totius, 6). Rezemos pelos seminaristas, para que ouçam a voz do Senhor e a sigam com coragem e alegria!