Seminário Diocesano: Vocação, Dom de amor de Deus

Localizado em Itapetininga/SP, o Seminário Diocesano São João Paulo II, teve inicio no ano seguinte a criação da Diocese de Itapetininga em julho de 1.998, ou seja, em 1.999 ingressou a 1ª turma de propedêutico que funcionou provisoriamente em uma casa na Vila Rosa até que ficasse pronto parte do Seminário que no mesmo ano de 1.999 começou a ser construído em um terreno de 40 alqueires, às margens da avenida Dr. Cyro Albuquerque no Bairro Taboãozinho, deixado em herança por uma benfeitora da cidade, a Srª. Benedita de Goes Borba. Construção esta concluída parcialmente no ano 2.000.

Pe. Marco Antonio Custódio – Reitor do Seminário

E desde então, o  Seminário tem acolhido todos os anos jovens que querem responder seu chamado ao Sacerdócio e todo final de ano tem ordenado Padres para servir o povo de Deus que pertence a Diocese de Itapetininga. Hoje a casa de formação acolhe 24 seminaristas, sendo três deles, ordenados Diáconos transitórios e que estão divididos nas seguintes fases:

Propedêuticos: Esta é a primeira fase de um jovem seminarista na busca do discernimento de sua vocação amadurecida, o qual o seminarista é acompanhado e orientado na sua vocação, enquanto faz a transição da realidade em que vivia, para uma experiência toda voltada ao serviço na Igreja. Isto inclui o aprofundamento da própria espiritualidade, e a preparação para a vida comunitária e para o estudo acadêmico.

Filosofia: Pertencem a esta etapa os jovens seminaristas que, depois de um tempo de discernimento vocacional, vivenciado em seu primeiro ano interno no propedêutico, decidiram seguir a formação presbiteral na Diocese de Itapetininga. Nesta fase da formação, por 3 anos, o candidato irá frequentar o curso acadêmico de Filosofia. É um estudo imprescindível para nortear a visão do jovem sobre o homem, inserido no mundo e na história, sua linguagem e lógica de pensamento, sua capacidade de transcender a realidade puramente material.

Teologia: Esta fase, assenta-se a grande construção espiritual de quatro anos de estudos, na Faculdade de Teologia. Em nossa Diocese os seminaristas cursam a Faculdade de Teologia no Instituto Superior de Teologia João Paulo II, em Sorocaba. O curso está aberto, também, a religiosos e leigos que se disponham a frequentar este curso superior.

As disciplinas que compõem a Faculdade de Teologia abrangem as bases da nossa fé, sob os enfoques fundamental, sistemático e moral. Além disso, temos o estudo da Sagrada Escritura, do hebraico e do grego, da estruturação da Igreja, a partir da sua fundação por Jesus Cristo, e da sua obra santificadora, na Liturgia e na Espiritualidade. Os seminaristas também aprendem a arte de falar em público e de usar os meios de comunicação social. Estudam a psicologia humana, como base para ministrar o sacramento da confissão e para o aconselhamento a quem se encontra em dificuldade ou sem rumo na vida.

O Seminário Diocesano São João Paulo tem como Reitor Pe. Marco Antonio Custódio que com amor, humildade e confiança, auxilia os seminaristas na caminhada como discípulos missionários de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Conheça os nossos Seminaristas:

Fotos: Ana Laura Holtz (Pascom Diocesana).