Seminarista recebe ministérios de Leitorato e Acolitato nesta segunda-feira, 03

Nesta segunda-feira, 03 de junho, o seminarista Guilherme Henrique do Prado, irá dar mais um passo importante no caminho formativo rumo ao sacerdócio da Igreja. O seminarista que está no sétimo ano do Seminário e terceiro ano de Teologia, irá receber a instituição dos Ministérios de Leitor e Acólito.

A Santa Missa será presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Gorgônio e  acontecerá na Capela do Seminário São João Paulo II, às 19h30, em Itapetininga (SP).

Esses ministérios são etapas importantes na formação dos candidatos ao sacerdócio, são passos significativos e aprofundados no compromisso com a grandeza da vocação à qual foram chamados. Rezemos para que o Senhor  envie mais operários para a sua messe, pois “a messe é grande, mas pouco são os operários”.

Instituição de leitores e acólitos

Em preparação para o sacerdócio, os seminaristas do 2º e 3º ano de Teologia, recebem os ministérios de leitor e acólito, respectivamente, para melhor se prepararem e exercê-los por um tempo conveniente, antes da Ordenação Presbiteral. O leitor é instituído para o ministério que lhe é próprio, o qual é fazer a leitura da Palavra de Deus na assembleia litúrgica. E assim, tanto na missa como nos outros atos sagrados, é ele quem profere as leituras da Sagrada Escritura, exceto o Evangelho.

O acólito é instituído para cuidar do altar e auxiliar o Diácono e o Sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da Missa. Pertence-lhe ainda, como ministro extraordinário, distribuir a Sagrada Comunhão. Além disso, em circunstâncias extraordinárias, pode ser encarregado de expor e repor a Sagrada Eucaristia para adoração pública dos fiéis, mas não de dar a bênção com o Santíssimo Sacramento.