SEMINARISTAS DIOCESANOS REALIZAM RETIRO ESPIRITUAL NO ÚLTIMO FIM DE SEMANA

Na última sexta-feira (11), os Seminaristas da Diocese iniciaram um retiro espiritual no Seminário Diocesano São João Paulo II, em Itapetininga. Orientados pelo Pe. Paulo Sandes da Congregação da Oratória fundada por São Filipe Néri, o encontro se encerrou no dia 13 de setembro, domingo. O tema abordado durante o retiro foi “O cuidado com a mística: na relação com Deus, comigo e com o outro, no serviço à Luz de Cristo Mestre, o Bom Pastor”.

De acordo com o Seminarista Gabriel Rocha, o Pe. Paulo fez cinco conferências ao longo do encontro. Os Temas abordados foram Vocação, Formação, Sexualidade e Amizade (Afetividade). “Trabalhou-se bastante sobre a vida do seminarista, no estado no qual nós nos encontramos hoje, para que assim bem formados aqui, já no seminário, possamos ser bons Padres amanhã, se assim for da vontade de Deus”, ressaltou Gabriel.

Além da formação, houve também momentos de espiritualidade com os Seminaristas, onde cada um deles pode contemplar em suas meditações pessoais, toda a criação de Deus. Segundo o Seminarista, “uma vez que o retiro fora realizado em nossa própria casa de formação, pudemos aproveitar o espaço que, atualmente, nos aproxima ainda mais de Deus”.

Um dos questionamentos feitos pelos Seminaristas ao Padre foi sobre a “profissionalização” do ser Padre, e para isso Padre Paulo respondeu: “ser Padre não é uma profissão! Nem ao menos podemos generalizar a vocação de ser Padre, como costumeiramente fazemos, comparando ser Padre, com ser médico, engenheiro, entre outras profissões. Ser Padre é uma vocação específica, é um estado de vida, e frisou novamente, não é uma profissão!”, contou Gabriel.

Foto: Seminarista Danyel Lima da Silva