Seminaristas iniciam ano letivo no Seminário de Itapetininga

Os seminaristas de Itapetininga e de Registro foram acolhidos na Missa de Abertura do Ano Letivo realizada na noite desta segunda-feira (10/02). Presidida por Dom Gorgônio e concelebrada por Dom Manoel Ferreira dos Santos Júnior, bispo de Registro e pelos padres Marco Antonio Custódio, reitor do Seminário de Itapetininga e, Adelson Rosa de Souza, reitor do Seminário de Registro, a celebração aconteceu na Capela São José. Além de sacerdotes diocesanos, estiveram presentes também os familiares dos jovens vocacionados.

Esta é a primeira turma de vocacionados que inicia a parceria entre as duas dioceses que pertencem à Província Eclesiástica de Sorocaba. Somados os vocacionados da Diocese aos de Registro, a turma 2020 do Propedêutico terá 10 vocacionados em preparação ao sacerdócio. “A parceria entre as dioceses enriquece a formação através da convivência e do diálogo”, afirma Pe. Marco Antonio.

Em sua homilia, Dom Gorgônio fala sobre o tempo de Seminário e destaca que “Jesus nos chama, primeiro, para ficarmos com ele; depois, para a missão”. O Bispo motiva também os familiares a incentivar os vocacionados “para que sigam o caminho de Jesus na fidelidade e no amor”. Ele exorta-os que, “dentre as dimensões da formação, o vocacionado deve viver, principalmente, a [dimensão] espiritual”.

Dom Manoel reforça a exortação ao dizer que “no Seminário, vocês vão percorrer um caminho interior para depois, trilhar o exterior”.

Foto: Pe. Márcio Almeida/Diocese de Itapetininga