Seminaristas participam de formação sobre ministério de exorcismo com Padre Valdori

Os seminaristas de nossa diocese participaram na tarde desta quinta-feira, 20 de junho, da formação sobre a atuação do ministério de exorcista. A formação foi conduzida pelo Padre Valdori Rosa a convite do Padre Ivan Soares, que ministra a direção espiritual aos teólogos.

O encontro aconteceu no Seminário Diocesano São João Paulo II em Itapetininga.

O que é o exorcismo?

O exorcismo é uma ação litúrgica — propriamente um sacramental —, utilizada, como afirma o Catecismo da Igreja Católica, quando a Igreja pede publicamente e com autoridade, em nome de Jesus Cristo, que uma pessoa ou objeto sejam protegidos contra a ação do maligno e subtraído ao seu domínio.

A prática dos exorcismos foi iniciada na Igreja pelo seu próprio Fundador, e nela esteve presente ao longo de toda sua existência. Foi o mesmo Senhor quem deu aos apóstolos o poder de expulsar os espíritos imundos, afirmando que, entre os sinais que os acompanhariam os que creem, estaria a expulsão dos demônios (cf. Mt 16,17).

Atualmente, os exorcismos podem ser classificados como públicos e privados. Os públicos são aqueles administrados em nome da Igreja, por uma pessoa legitimada e segundo os ritos previstos; caso contrário, são os privados.

Exorcismos são também conhecidos como solenes e simples. Solenes são aqueles previstos para os casos de possessão ou obsessão diabólica; já os simples são aqueles que estão integrados dentro de outros ritos, como os do catecumenato ou do batismo.