Seminaristas realizam missão na Paróquia Santa Cruz, na Varginha

Entre os dias 6 e 11 de dezembro os seminaristas da diocese realizaram uma missão na Paróquia Santa Cruz, no distrito da Varginha, em Itapetininga (SP). A missão foi preparada e executada pelos seminaristas e pelo reitor do Seminário São João Paulo II, Pe. Marco Antonio Custódio e contou com a colaboração do Pároco, Pe. Rodrigo Correa Feitosa e de alguns paroquianos. O grupo composto de 21 seminaristas (entre propedêutico, filosofia e teologia), visitou todas as comunidades pertencentes à Paróquia.

missao2016-varginhaitapetininga-3Segundo o seminarista e missionário, Jean Michel de Oliveira Campos, é a primeira vez que a missão acontece em uma área rural. “Todo ano é realizada uma missão em uma paróquia da nossa diocese, com o intuito de conhecermos a realidade do povo de Deus. Um pedido também de nosso pastor, Dom Gorgônio, que nos orienta a ir ao encontro das periferias existenciais e geográficas”, explica ele.

Dom Esmeraldo Barreto de Farias, bispo referencial da Ação Missionária na CNBB, ao ter conhecimento da missão em nossa diocese, enviou saudações ao reitor, a Dom Gorgônio e aos seminaristas e assegurou suas orações pela missão, afirma Jean.

O seminarista ainda conta que, para que esta missão acontecesse, o Seminário enviou uma equipe de seminaristas para uma avaliação do campo de missão juntamente com o missao2016-varginhaitapetininga-2pároco daquela paróquia e das lideranças locais. Diante das necessidades apresentadas, afirma ele, é realizada uma revoada para definir as casas a serem visitadas e as atividades durante a missão. Após estes dois passos, o grupo é enviado ao campo de missão para fazer celebrações e visitar os doentes e enfermos das comunidades.

De acordo com o seminarista, além da evangelização e de levar a Palavra de Deus, após a missão, a equipe de missionários e a comunidade avaliam o resultado da missão e apresentam os levantamentos realizados durante as atividades.

Fotos: Divulgação/Seminário Diocesano São João Paulo II