Notícia Destaque Notícias da Diocese

Seminaristas recebem ministérios de Leitorado e Acolitato nesta segunda-feira (17).

Na próxima segunda-feira (17),  três seminaristas de nossa Diocese irão dar mais um passo importante no caminho formativo rumo ao sacerdócio da Igreja. Os seminaristas Ivan Carlos Rosa de Almeida, João Vitor de Carvalho Corrêa Sá Freire e Lucas Augusto Alves de Oliveira irão receber a instituição dos Ministérios de Leitor e Acólito. Os três seminaristas estão no sétimo ano do Seminário e cursando o terceiro ano de Teologia.

A Missa presidida por Dom Gorgônio será celebrada na Capela do Seminário Diocesano São João Paulo II, às 19h, em Itapetininga (SP). Devido a pandemia, a cerimonia não terá a participação de féis, mas será transmitida ao vivo pela página oficial do Facebook do Seminário.

O Seminarista João Vitor, é natural de Itapetininga e atualmente faz pastoral na Paróquia Bom Jesus do Bom Fim em Pilar do Sul. “Esses Ministérios têm um sentido especial na caminhada vocacional: são o primeiro olhar para o Sacerdócio, após alguns anos de preparação. Essa ‘vista’, especialmente em tempos tão difíceis, anima e confirma nosso chamado.”,  comenta João Vitor.

Receber os ministérios é motivo de grande alegria, por ainda mais poder servir à Deus e à sua Igreja. Vocação é o chamado de Deus que exige de nós uma resposta. Não dissemos sim apenas quando fizemos os convívios vocacionais ou quando entramos para o seminário, pois seguir Jesus é uma opção diária, devemos todos os dias dizer sim ao Senhor, para ofertar a Ele a nossa vida“, ressalta Lucas, natural de Tatuí e que realiza seu trabalho pastoral na Basílica de São Miguel Arcanjo.

Já para o seminarista Ivan Carlos, receber os ministérios é uma gratidão imensa de tudo que Deus tem feito em sua caminhada  e na sua história vocacional. ” É uma confirmação do chamado que Deus faz, um fortalecimento na fé, em que Deus está conosco neste momento tão difícil , em que estamos vivendo que é a pandemia. Esses ministérios nos traz esperança e que Deus habita na nossa caminhada”, ressalta. Ivan Carlos é natural de Pilar do Sul e atualmente exerce seu trabalho pastoral na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Distrito do Gramadão.

Esses ministérios são etapas importantes na formação dos candidatos ao sacerdócio, são passos significativos e aprofundados no compromisso com a grandeza da vocação à qual foram chamados. Rezemos para que o Senhor  envie mais operários para a sua messe, pois “a messe é grande, mas pouco são os operários”.

Santa Missa será na Capela do Seminário Diocesano São João Paulo II.

Instituição de leitores e acólitos

Em preparação para o sacerdócio, os seminaristas do 2º e 3º ano de Teologia, recebem os ministérios de leitor e acólito, respectivamente, para melhor se prepararem e exercê-los por um tempo conveniente, antes da Ordenação Presbiteral. O leitor é instituído para o ministério que lhe é próprio, o qual é fazer a leitura da Palavra de Deus na assembléia litúrgica. E assim, tanto na missa como nos outros atos sagrados, é ele quem profere as leituras da Sagrada Escritura, exceto o Evangelho.

O acólito é instituído para cuidar do altar e auxiliar o Diácono e o Sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da Missa. Pertence-lhe ainda, como ministro extraordinário, distribuir a Sagrada Comunhão. Além disso, em circunstâncias extraordinárias, pode ser encarregado de expor e repor a Sagrada Eucaristia para adoração pública dos fiéis, mas não de dar a bênção com o Santíssimo Sacramento.

Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto