“Ser missionários, cuidar e celebrar” foi tema de Live promovido pela Pastoral da Criança

Neste último domingo (25), a Pastoral da Criança da Diocese de Itapetininga, promoveu um Encontro Virtual para Lideres da Pastoral da Criança da Diocese de Itapetininga. A “Live” foi transmitida através da Página Oficial do Facebook da Paróquia Senhor Bom Jesus e São Roque do Distrito do Bom Retiro.

Com o tema ” Ser missionários, cuidar e celebrar em tempos de pandemia“, o encontro teve como objetivo refletir a caminhada da Pastoral da Criança na Diocese. Esteve presente neste encontro, o Bispo Diocesano, Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, Padre Luiz Antônio Machado de Oliveira, Pároco e Assessor da Pastoral da Criança, e  a Senhora Ana Maria, Coordenadora Diocesana.

O encontro também contou com a participação da Coordenadora do Estado de São Paulo, Sra Eunice Gomes, que deixou uma mensagem através de vídeo. O encontro foi mediado pelo jornalista e Assessor de Comunicação da Diocese, Samuel Medeiros.

A Pastoral da Criança atua em nossa Diocese desde 1998, portanto a mais de 20 anos, a liderança organizada, leva vida em abundância a muitas famílias. Ela está presente em 11 cidades da nossa Diocese, 18 paróquias, 24 comunidades e atualmente conta com 71 líderes que acompanham mais de 800 famílias, exercendo assim esta bonita missão de levar amor às famílias mais necessitadas nas diversas comunidades.

A Pastoral da Criança é essencialmente missionária, pois, vai em busca dos que mais necessitam de atenção pastoral. Ela atua em parceria com outras pastorais e organismos sociais, pois embora acompanhe crianças desde o ventre materno, ela atende toda a família, buscando orientar sobre as responsabilidades da família, e também seus direitos sociais como forma de garantias para o desenvolvimento integral da criança.

A Pastoral da Criança é reconhecida como uma das mais importantes organizações do mundo a trabalhar em programas voltados ao desenvolvimento integral das crianças, desde o ventre materno até os seis anos de idade. As atividades acontecem no contexto familiar e comunitário. Trata-se de um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A missão da Pastoral da Criança é promover o desenvolvimento das crianças, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, do ventre materno aos 6 anos, contribuindo para que suas famílias e comunidades realizem sua própria transformação, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, fundamentadas na mística cristã que une fé e vida.