SÍNODO: RELATÓRIO DOS “CÍRCULOS DOS MENORES” É APRESENTADO NESTA 5ª FEIRA

Com encontros em pequenos grupos, os denominados “círculos menores”, prosseguem no Vaticano os trabalhos da assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a família. Este é o tempo de debater e aperfeiçoar o “Relatório após o Debate” que segunda-feira de manhã foi apresentado à assembleia. Este primeiro relatório do Sínodo é uma síntese das intervenções dos Padres sinodais desenvolvidas na primeira semana. Amanhã, quinta-feira, dia 16, será apresentado na presença do Santo Padre um relatório relativo aos trabalhos desenvolvidos nos pequenos grupos. Logo a partir da tarde de quinta-feira será iniciada a elaboração da Relatio Synodi (Relatório do Sínodo) que terá a sua apresentação no Sábado, dia 18 de manhã.

Entretanto, ainda acerca do “Relatório após o debate” e o trabalho que estão a fazer os “círculos menores”, o Padre Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, teve oportunidade de esclarecer algumas dúvidas ou diferentes interpretações surgidas aquando da publicação desse primeiro relatório do Sínodo na segunda-feira, dia 13. Foi esta a comunicação do Padre Lombardi aos jornalistas:

“ A Secretaria Geral do Sínodo, no seguimento das reações e discussões que se seguiram à publicação da Relatio post disceptationem, repete que lhe tem sido atribuído um valor que não corresponde à sua natureza e reitera que este texto é um documento de trabalho, que resume as intervenções e o debate da primeira semana e, agora, é proposto à discussão dos membros do Sínodo reunidos nos Círculos menores, como previsto pelo Regulamento do mesmo Sínodo.”

O Sínodo Extraordinário dos Bispos sobre os desafios pastorais da família termina no próximo domingo 19, dia em que se celebrará na Praça de S. Pedro a beatificação do Papa Paulo VI.

 

Fonte: Rádio Vaticano