Notícia Destaque Notícias da Diocese

Social: Moradores de rua de Itapetininga são encaminhados para casa de recuperação

Na madrugada deste último sábado (20), Pe. Fernando Carvalho, Vigário da Paróquia São Roque de Itapetininga, juntamente com o Sr. Ismael Carlos da Costa Meira, voluntário da Fazenda Esperança, acompanharam oito moradores que se encontravam em situação de rua, que foram encaminhados para a Casa de recuperação Santa Edwirges da Fazenda Esperança na cidade de Guaratinguetá /SP.

O Projeto Social, vem sendo desenvolvido pelo Pe. Fernando Carvalho, Pastoral de Rua de Itapetininga e pelo Grupo GEV (Grupo Esperança Viva), onde tem a missão de oferecer as pessoas que se encontram em situação de rua, uma nova oportunidade e qualidade de vida, encaminhando-os para casas de apoio. O projeto atende homens e mulheres acima de 18 anos, muitos deles dependentes químicos que entraram em tratamento e hoje estão recuperados.

No centro de apoio o morador recebe todo tratamento médico, alimentação, vestuários e medicamentos. Os dependentes já recuperados e que continuam na casa, trabalham na fabricação de pães , agendas e outros produtos que  são vendidos para uma arrecadar uma renda extra para a Instituição.

Conheça melhor o projeto. Entre em contato com a secretaria da Paróquia São Roque de Itapetininga e agende uma conversa com o Padre.

A Fazenda da Esperança é uma comunidade terapêutica que atua desde 1983 no processo de recuperação de pessoas que buscam a libertação de seus vícios, principalmente do álcool e da droga. Seu método de acolhimento contempla três aspectos determinantes: o Trabalho como processo pedagógico; a Convivência em família; e a Espiritualidade para encontrar o sentido da vida.

A Fazenda está de portas abertas em todos os estados brasileiros para acolher homens e mulheres fragilizados pelo consumo das drogas, transformando dor em alegria. O número de comunidades no mundo já ultrapassou uma centena de unidades estruturadas em países da Ásia, África, América e Europa, sob contínuo crescimento devido a globalização dos graves problemas sociais que assolam a humanidade.

As pessoas que se identificam com o carisma da Fazenda podem encontrar sua vocação na Igreja fazendo parte da Família da Esperança – uma Associação Privada de Fiéis, de caráter internacional, reconhecida pelo Pontifício Conselho para os Leigos, cuja missão é levar a Esperança, Jesus Cristo, ao maior número de jovens do mundo inteiro, conforme as palavras do Papa Bento XVI.

Grupo Esperança Viva (GEV)

O Grupo Esperança Viva (GEV) é um grupo de auto-ajuda ligado à Fazenda da Esperança. É voltado para os ES (como são chamados os que já passaram por uma Fazenda) que querem continuar a viver o carisma, para aqueles que querem fazer o ano de recuperação na Fazenda, familiares dos acolhidos (co-dependentes), e para quem quer conhecer o carisma e até se tornar um voluntário.

As reuniões acontecem toda terça-feira às 20h no salão da Paróquia São Roque e são abertas a todos que precisam de ajuda ou querem conhecer a obra.

O grupo tem como coordenador o Ismael e conta também com vários voluntários que ao se doarem vivem a experiência de amar. Nesse período de pandemia as reuniões ocorrem de forma digital através de um aplicativo, além das experiências como esta de auxílio a Fazenda.

Samuel Medeiros

Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto