Tatuí: Após 42 anos, a imagem de São João do Bemfica retorna a Santuário

Carta de Dom Gorgônio ao Arcebispo de Sorocaba

Após 42 anos no Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Sorocaba, a imagem de São João do Bemfica está de volta a Tatuí (SP). O pároco e reitor do Santuário Nossa Senhora da Conceição de Tatuí, Pe. Élcio Roberto de Góes, esteve em Sorocaba (SP) nesta terça-feira (31/08) para uma reunião com Dom Julio Endi Akamine, Arcebispo de Sorocaba. Estiveram presentes também, a prefeita de Tatuí, Maria José Vieira de Camargo, o chefe de gabinete Christian Pereira de Camargo e Hélio de Barros. Na reunião, Pe. Élcio entregou a Dom Júlio uma carta assinada por nosso bispo requisitando a imagem de São João do Bemfica em definitivo para o Santuário Nossa Senhora da Conceição.

Todos os anos, Dom Gorgônio fazia a retirada da imagem junto ao Arcebispo para as celebrações festivas em honra ao Santo. Este ano ao iniciarem os preparativos, em conversa privada D. Júlio, por iniciativa própria, prometeu a D. Gorgônio devolver a imagem a Tatuí. Para tanto, o bispo de Itapetininga redigiu uma carta de reivindicação do retorno da imagem ao seu ‘local de origem’, oficializando o pedido junto ao Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Sorocaba esta semana.

A prefeita entregou ao Arcebispo um ofício da Prefeitura de Tatuí reforçando o pedido, destacando o valor histórico, cultural e religioso da peça sacra, pois a imagem “está ligada à fundação da cidade, que começou na pequenina Capela de São João do Bemfica”, como afirma D. Gorgônio em sua carta.

Declaração de Devolução da peça

Dom Júlio atendeu prontamente a solicitação e seguiram todos então para a Catedral Nossa Senhora da Ponte, em Sorocaba (SP), onde foram recebidos pelo Pe. Tadeu Rocha Moraes, que responde também pelas imagens do Museu Arquidiocesano. Ali foi lavrada uma “Declaração de Devolução de Acervo”, onde em um dos trechos, diz: “a Arquidiocese de Sorocaba cede em caráter definitivo, quaisquer direitos de posse da referida imagem, assim como quaisquer responsabilidades sobre a guarda e conservação da mesma”.

A imagem de São João do Bemfica regressou no mesmo dia para Tatuí. Ela voltará para o Santuário e Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

Retirada da Imagem foi em 1976

Na edição número 4, em fevereiro de 1976, o Jornal Integração, de Tatuí, publicou em sua primeira página a foto do pedestal e informou sobre a requisição da imagem de São João do Bemfica pela então, Diocese de Sorocaba, por determinação de Dom José Melhado Campos (in memorian). Na época, um religioso de Tatuí, preocupado com a repercussão da medida tomada pela Diocese diante da comunidade, chamou um repórter do “Integração” para registrar a transferência da imagem para o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Sorocaba.

Com informações e fotos da Assessoria da Prefeitura de Tatuí.