Tatuí: Pastoral da Escuta, exemplo de Acolhida e Solidariedade

Ouvir, acolher, refletir, pensar, meditar, silenciar parece não fazer parte de todo o processo moderno e criativo de comunicação. Há uma maior preocupação em “falar” (teclar, digitar) e pouco em ouvir. O diálogo é fundamental para o entendimento e crescimento humano, pois favorece o respeito, a troca de opiniões, o conhecimento do novo, a revisão do que já foi vivido e o questionamento.

É comum encontrar pessoas que precisam ser ouvidas por alguém e por isso saem de casa à procura de um ouvido que as escute. Elas precisam de atenção, de acolhida, de serem ouvidas.

A Pastoral da Escuta é um serviço de acolhida das pessoas para auxiliá-las, quando possível, na tomada de decisões, diante dos sofrimentos, em meio aos problemas que passam, ou simplesmente para ouvi-las. Trata-se de um serviço voltado ao atendimento de pessoas que queiram conversar, desabafar, mas com sigilo absoluto.

Na Paróquia Nossa Senhora das Graças de Tatuí, possui uma equipe de voluntários, que fazem plantão na Pastoral da Escuta e que atendem de manhã, tarde e noite, conforme o agendamento. Neste tempo de pandemia os atendimentos acontecem de forma on-line e devem ser agendados pelo telefone (15) 3251 5221.

A Paróquia Nossa Senhora das Graças de Tatuí fica na Praça Moacir Mota, 50, Vila Dr. Laurindo  em Tatuí.