Rádio Conexão Católica

TEÓLOGO BRASILEIRO ENTRE OS VENCEDORES DO PRÊMIO RATZINGER 2015

O jesuíta Mario de França Miranda é um dos vencedores da edição 2015 do Prêmio Ratzinger de Teologia.

O Sacerdote brasileiro divide o Prêmio com o teólogo libanês Prof. Nabil e-Khoury. Membro do Comitê científico da Fundação Ratzinger, o Arcebispo Luis Francisco Ladaria Ferrer explica a escolha:

“A América Latina deu à Igreja o primeiro Papa não europeu e, com isto, a Igreja Católica ofereceu uma nova e muito eloquente prova da sua catolicidade. Já a importância do Oriente foi várias vezes repetida pelo Papa São João Paulo II, que amava dizer que a Igreja Católica deve respirar com dois pulmões, o Oriente e o Ocidente”.

A edição 2015 do Prêmio Ratzinger foi apresentada na Sala de Imprensa da Santa Sé na segunda-feira (16/11) e será conferido pela Fundação no próximo dia 21. Além do prêmio dedicado ao Papa emérito, haverá proximamente a abertura de uma Biblioteca intitulada a Bento XVI no Colégio teutônico, no Vaticano, para a qual Ratzinger doou 200 livros, e um congresso sobre a Deus Caritas Est e o elo desta Encíclica com o iminente Jubileu da Misericórdia.

“O magistério teológico de Ratzinger teve e tem, sem dúvida, uma amplitude universal”, declarou ainda Dom Ladaria Ferrer.

Pe. Mario de França Miranda, SJ é Doutor em Teologia pela Universidade Gregoriana (Roma); Professor de Teologia na PUC-Rio. Autor de diversos artigos e livros de teologia. Últimas publicações: A Igreja numa sociedade fragmentada. São Paulo: Loyola, 2006; Igreja e sociedade. São Paulo: Paulinas, 2009; A salvação de Jesus Cristo: a doutrina da graça. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2011. De 1992 a 2002 fez parte da Comissão Teológica do Vaticano.