Rádio Conexão Católica

TERÇO DOS HOMENS: UMA REALIDADE EM NOSSA DIOCESE

A missão do Terço dos Homens é resgatar para o seio da Igreja de Cristo homens de todas as idades, pois a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família e de uma sociedade cristã.

Com este propósito, várias de nossas paróquias contam com este importante movimento que vem crescendo em todo Brasil e, em nossa Diocese não é diferente.

Todas as semanas, homens que em sua maioria, não tinham costume de frequentar a Igreja, e que a partir do convite de algum amigo ou mesmo, por ver tantos outros conhecidos irem à Igreja, muitos deles começaram a frequentar os terços e encontraram nesta devoção Mariana, força e esperança na superação de suas dificuldades, sejam elas pessoais ou familiares.

Terço dos Homens de Sarapui Se reúnem todas as terças-feiras na Matriz Nossa senhora das Dores
Terço dos Homens de Sarapui
Se reúnem todas as terças-feiras na Matriz Nossa Senhora das Dores

São muitos os testemunhos de homens que nunca frequentaram a Igreja e as Missas, que enfrentavam dificuldades como alcoolismo e infidelidade conjugal, e que ao participarem dos terços, foram superando estas limitações e hoje se consideram “novos homens”, sem falar no campo espiritual, que a todos transforma a ponto de se tornarem homens fervorosos na fé, frequentando assiduamente as Missas e até mesmo a participarem ativamente em suas comunidades, ingressando nas pastorais e tornando-se grandes colaboradores dos padres.

Vale ressaltar também, que muitas famílias estão sendo restauradas através do engajamento destes homens na Igreja: Maridos agressivos, pais ausentes, falta de diálogo, indiferentismo religioso, alcoolismo e as infidelidades deram lugar a um lar harmonioso, um pai  presente na vida dos filhos, um marido fiel, carinhoso e religioso. E na Comunidade, um fiel participativo e solícito nas necessidades da Igreja.

A piedade e a confiança em Deus são elementos essenciais para o crescimento na fé e no amor. Esse momento de encontro para a oração é bonito e muito importante. Quem reza tem intimidade com o Senhor, com a família e com toda a Igreja.

Oxalá, todas as nossas Paróquias e Comunidades tenham um grupo do “Terço dos Homens”, para que mais e mais homens se sintam chamados por Deus a buscarem a sua salvação, configurando suas vidas aos mistérios de Cristo que meditamos em cada Santo Terço, para que pela intercessão da Virgem Maria, nossa Mãe, esses homens sejam tocados pela graça de Deus e tenham suas vidas transformadas, tornando-se testemunhas do amor de Deus para tantos que ainda não acolheram e não sentiram este amor.