Três Padres da Diocese participam do 18º Encontro Nacional de Presbíteros em Aparecida/SP

Padre Márcio Almeida, Reitor da Basílica São Miguel Arcanjo, Padre Cristiano Chicuta da Paróquia Santa Cruz de Cesário Lange e Padre Leonel Veríssimo da Paróquia Nossa Senhora do Pilar de Pilar do Sul participam do 18º Encontro Nacional de Presbíteros que acontece entre os dias 9 a 14 de maio, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP).

Com o tema “Presbítero, Comunhão e Missão” e o lema “Vóis sois todos irmãos” (Mt 23,8), a iniciativa é organizada pela Comissão Nacional de Presbíteros, a CNP, e  reúne presbíteros de várias regiões do Brasil.

Padre José Adelson, presidente da CNP, afirmou que o momento será de “partilha, de vivência de fé”. Revelou também que nesta edição haverá a eleição da nova presidência da CNP, que terá o mandato de quatro anos.

“A nossa perspectiva é que seja realmente um encontro fraterno, de alegria, de reflexão da nossa vida de missão, do nosso compromisso cristão e de ministério presbiteral”, disse.

O encontro é assessorado pelo secretário-geral da CNBB, Dom Joel Portella, e conta com momentos de celebração eucarística; partilha dos organismos e pastorais (CNISB, CRB, PV/SAV), entre outros debates.

Texto-base

A Comissão Nacional de Presbíteros (CNP) solicitou ao secretário-geral da CNBB, Dom Joel Portella Amadoque escrevesse um texto para estudos, reflexão e oração dos presbíteros, tratando o tema principal do 18º ENP – “Comunhão e Missão”.

Toda a flexão apresentada por Dom Joel foi consolidada, e posteriormente, publicada em formato de livro. O texto-base traz à luz duas passagens da Sagrada Escritura: “todos vós sois irmãos” (Mt 23,8) e “Vinde a mim, todos os que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso” (Mt, 11,28).

O presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, Dom João Francisco Salm, afirmou que em linguagem simples, flutuante e agradável, a publicação aborda questões sempre atuais e muito caras aos presbíteros.

“Por entre as páginas, os presbíteros se sentirão conduzidos ao longo de veredas que levam de volta ao núcleo de sua vida, missão e vocação”, disse.

Ao longo do subsídioos leitores poderão encontrar onze passos ou momentos. Entre um e outro, dom Salm explica que há sempre uma sugestão de Leitura Orante da Palavra e perguntas para reflexão pessoal e partilhada.

“É um esquema que propicia o estudo da temática, a oração e a reflexão, tanto individualmente quanto em grupo. Serviria, inclusive, como base para um retiro espiritual com grande proveito”, garante dom João Salm

Temas como a missão do presbítero no Brasil na terceira década do século XXI e o presbítero diante das comunidades eclesiais missionárias são abordados no texto-base. O subsídio pode ser adquirido no site da Editora da CNBB, a Edições CNBB:  https://www.edicoescnbb.com.br