Triduo Pascal nas Regiões Pastorais

O tríduo pascal inicia nesta quinta (13/04) com a Missa da Ceia do Senhor e, assim entramos no Mistério Pascal de Cristo e se conclui no Sábado Santo com a benção do Fogo Novo e a Vigília Pascal. De acordo com os sacerdotes, os elementos do triduo constituem uma única missa. Faltar a um deles, é como não participar de metade da missa, explicam. O ápice da Semana Santa é o Domingo de Páscoa, domingo da Ressurreição, da Vitória sobre a morte.

Confira a programação do triduo pascal em cada Região Pastoral:

Região Tatuí

Paróquia Santa Cruz tem Missa da Ceia do Senhor às 19h30 nesta quinta (13) e vigília até meia noite. Na sexta, às 15h, Adoração da Santa Cruz e às 19h30, procissão do Senhor Morto com saída da matriz. No sábado santo, às 20h, Vigília Pascal. No domingo às 5h Missa da Aurora, depois às 8h30 e 18h, missas na matriz.

Santuário São Judas Tadeu às 19h30, nesta quinta (13), acontece a Missa da Ceia do Senhor e vigília até meia noite. Às 14h desta sexta tem Via-Sacra e às 15h, Adoração a Santa Cruz; às 19h, procissão do Senhor Morto. No sábado às 19h30 Vigília Pascal. O domingo de Páscoa tem Missa da Aurora com saída das Comunidades Santa Edviges e São Pedro, em procissão, às 5h; haverá missa também às 19h na matriz.

Paróquia São Lázaro tem Missa da Ceia do Senhor às 19h30 nesta quinta (13/04). Na sexta às 15h, Adoração a Santa Cruz e às 19h, Procissão do Senhor Morto. No sábado santo tem Vigília Pascal com início às 19h e no domingo, as mulheres saem em procissão do Parque São Rafael e os homens, da Comunidade Consoladora dos Aflitos a partir das 6h rumo à Matriz para a Missa de Páscoa. Haverá celebração eucarística também às 19h.

Santuário Nossa Senhora da Conceição realiza Missa da Ceia do Senhor esta quinta às 19h30. Na sexta, das 8h às 14h30 tem Vigília Eucarística no Salão Pio X; às 15h, Celebração da Paixão do Senhor e às 19h procissão do Senhor Morto com saída da frente da Paróquia Sagrada Família; às 20h tem encenação da Via-Sacra na matriz. No sábado a Vigília Pascal inicia às 20h e no domingo, dia 16, missas às 8h, 11h e 19h.

Paróquia Sagrada Família tem Missa da Instituição da Eucaristia às 19h30 esta quinta (13). Na sexta-feira Santa, às 15h Adoração da Santa Cruz e logo após, procissão em direção ao Santuário Nossa Senhora da Conceição. Neste sábado a Vigília Pascal começa às 19h e no domingo, a Missa de Páscoa será celebrada às 6h, 10h, 17h e 19h na matriz.

Santuário Nossa Senhora de Fátima inicia às 19h30 Missa do Lavapés e logo após adoração ao Santíssimo até meia noite desta quinta (13). Na sexta, às 5h tem Via-sacra e encenação com os jovens; às 15h, Adoração a Santa Cruz e, às 18h, procissão do Senhor Morto. No sábado, Vigilia Pascal às 19h e, no domingo, às 4h procissão do Encontro e missa às 19h no Santuário.

Paróquia Santa Rita de Cássia, nesta quinta às 19h30, tem Missa do Lavapés. No dia 14, sexta-feira Santa, às 15h tem Adoração a Santa Cruz e às 19h30, procissão do Encontro; as mulheres sairão da Matriz e os homens, da Comunidade Frei Galvão e se dirigirão ao bairro Pacaembú, à casa do casal Regiane e Luís. No sábado a benção do Fogo Novo será às 19h30 e, no domingo, a Missa de Páscoa acontece às 9h30 e às 20h na matriz.

Paróquia Nossa Senhora das Graças haverá nesta quinta Às 19h30 a Missa da Ceia do Senhor. Nesta sexta, Via-Sacra com saída às 6h da comunidade São Pedro e, às 15h, liturgia da Paixão do Senhor e, logo após, saída em procissão com esquife do Senhor Morte até o lar São Vicente.  No sábado, às 19h tem benção do Fogo Novo e, no domingo, uma procissão com o Ressuscitado sai às 6h do lar São Vicente e, às 19h haverá missa na matriz.

Paróquia São José Operário nesta quinta (13), às 19h30 tem Missa na Comunidade São Paulo. Na sexta às 14h30 tem adoração da Passio Domini na Comunidade São Cristóvão e às 19h30 procissão do Senhor Morto na Comunidade São Cristóvão. No sábado a Vigília de Páscoa acontece na matriz às 19h30. No domingo, as mulheres saem da Matriz e os homens em procissão da Comunidade São Paulo às 6h; haverá missa também às 19h30 na matriz.

Região Sul

Paróquia Bom Jesus, em Alambari (SP), às 19h30 desta quinta celebra Missa da Ceia do Senhor. Na sexta, às 15h tem Celebração da Paixão do Senhor e Procissão do Senhor Morto logo após. No sábado tem benção do Fogo Novo às 19h30 em frente à imagem do Bom Jesus e procissão rumo à matriz. No domingo a Missa de Páscoa acontece às 9h na Paróquia.

Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Sarapuí (SP), tem esta quinta às 19h30 a Missa da Ceia do Senhor e logo após, Vigília. No dia 14 (sexta), adoração à Santa Cruz às 15h e encenação da Via-sacra às 19h30 na matriz. No sábado santo, benção do Fogo Novo em frente à Capelinha Nossa Senhora das Dores e procissão até a matriz para a Missa. No domingo, às 6h as mulheres saem em procissão do Ginásio de esportes e os homens, do Cruzeiro, para missa solene na Matriz. Haverá também Missa de Páscoa às 19h30 na matriz.

Santuário São Miguel Arcanjo, em São Miguel Arcanjo (SP), acontece às 19h30 a Missa da Ceia do Senhor esta quinta (13). Na sexta, Adoração da Santa Cruz às 15h e Procissão do Senhor Morto às 19h30. No dia 15 a Vigília Pascal inicia às 20h e no domingo, as Missas de Páscoa serão celebradas às 9h e às 19h.

Paróquia São Judas Tadeu, em São Miguel Arcanjo (SP), a Missa da Instituição da Eucaristia acontece às 20h. No dia 14, sexta-feira, haverá Celebração da Paixão às 15h e Procissão do Senhor Morto às 19h30. No sábado santo, a Vigília Pascal começa às 19h30. No domingo, a Missa de Páscoa é realizada às 9h e às 19h na matriz.

Paróquia Nossa Senhora do Pilar, em Pilar do Sul (SP), tem Missa da Ceia do Senhor às 20h desta quinta (13/04). Na sexta às 15h tem Adoração à Santa Cruz e às 19h30, Sermão das sete Palavras e Procissão do Senhor Morto. No dia 15 (sábado) às 20h inicia a Vigília Pascal. No domingo, uma procissão sairá às 6h da Comunidade São Cristóvão e se encontrará com a procissão da Paróquia Bom Jesus do Bom Fim, juntas partirão rumo ao recinto “Chico Mineiro” onde será realizada a Missa de Páscoa. Haverá também Missa às 19h30 na matriz.

Paróquia Bom Jesus do Bom Fim, em Pilar do Sul (SP), esta quinta às 19h30 celebra Missa da Ceia do Senhor e logo após tem início a Vigília. Na sexta-feira Santa, Adoração a Santa Cruz às 15h e procissão do Senhor Morto às 19h30. No sábado santo a Vigília Pascal é a partir das 20h. No domingo, uma procissão parte da Matriz ao encontro da procissão da Comunidade São Cristóvão (Paróquia Nossa Senhora do Pilar) rumo ao “Recinto Chico Mineiro” para a Missa de Páscoa. Haverá celebrações ainda às 10h e às 19h30 na Paróquia.

Paróquia São Francisco de Assis, em Capela do Alto (SP), tem Missa do Lavapés às 20h nesta quinta e logo após, Vigília Eucarística no Santuário Lar Paroquial até a meia noite. A Vigília continua nesta sexta das 5h ao meio dia; às 15h tem Adoração da Santa Cruz e às 19h30, cerimônia do descimento do Senhor Morto e procissão pelas ruas da cidade. No sábado santo tem benção do Fogo Novo no Cruzeiro (marco da cidade) às 20h e Vigília Pascal. No domingo, a partir das 5h uma procissão sairá com a Virgem Gloriosa da Comunidade Nossa Senhora de Lourdes e o encontro será em frente ao Santuário Lar para a Missa de Páscoa na Matriz às 6h. Haverá também Missa às 19h na matriz.

Região Norte

Paróquia São João Batista, em Guareí (SP), realiza esta quinta (13) às 20h a Santa Missa da Ceia do Senhor (Lava Pés) no Salão João Paulo II e das 22h às 00h, Vigília Eucarística no Salão Padre Tomas Marques de Freitas. Na sexta (14), às 15h, Adoração da Cruz e, às 19h, procissão do Senhor Morto.

Paróquia Bom Jesus, em Quadra (SP), inicia às 20h desta quinta a Missa da Instituição da Eucaristia e Lavapés. Na sexta, às 15h Adoração da Santa Cruz e procissão do Senhor Morto junto com Nossa Senhora das Dores. No sábado santo tem Vigília Pascal a partir das 20h na praça Chico Vieira. E no domingo, as 4h as mulheres saem em procissão a partir da creche e os homens, a partir da Câmara Municipal, rumo a Matriz para a Missa de Páscoa; a tarde, às 17h30 haverá adoração ao Santíssimo e às 19h, Missa na matriz.

Região Oeste

Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Paranapanema (SP), tem nesta quinta às 19h30 a Missa da Ceia do Senhor e logo após adoração ao Santíssimo no salão paroquial. Na sexta, às 15h haverá Adoração a Santa Cruz e às 19h procissão do Senhor Morto e encenação da Via-sacra. No sábado santo a benção do Fogo Novo inicia às 20h e, no domingo, a Missa de Páscoa acontece às 8h e às 17h.

Paróquia São José, em Campos de Holambra (SP), às 20h desta quinta tem Missa da Ceia do Senhor; adoração ao Santíssimo até meia noite. Na sexta às 15h tem Adoração da Santa Cruz e procissão até o Centro Catequético. No sábado santo às 19h45 tem a benção do Fogo Novo em frente ao museu e procissão até a Matriz para a Vigília Pascal. No domingo a Missa de Páscoa em dois horários: às 8h e às 19h na matriz.

Paróquia São Judas Tadeu, em Angatuba (SP), a Missa da Instituição da Eucaristia inicia às 20h nesta quinta. Na sexta tem Adoração da Santa Cruz às 15h e logo após, procissão do Senhor Morto. No sábado santo, Vigília Pascal a partir das 20h e, no domingo, a Missa de Páscoa acontece às 10h30 e às 19h.

Paróquia São Roque, em Campina do Monte Alegre (SP), inicia às 19h30 a Missa da Ceia do Senhor nesta quinta e após haverá vigília até as 6h. Nesta sexta às 15h tem Adoração da Santa Cruz e, às 19h30, procissão do Senhor Morto inicia na Capela da Divina Providência. No sábado santo às 19h, a benção do Fogo Novo tem início em frente à Capela Nossa Senhora da Conceição. No domingo, os homens saem em procissão da Capela Nossa Senhora da Conceição e as mulheres, da Comunidade São Judas, a partir das 5h, rumo à Matriz para a Missa de Páscoa. Haverá  Missa também às 19h na matriz.