VATICANO CONFIRMA PRIMEIRA REITORA DA PONTIFÍCIA DE SALAMANCA

A catedrática em Direito Eclesiástico do Estado, Myriam Cortés, foi confirmada na terça-feira (1º) como nova Reitora da Universidade Pontifícia de Salamanca pelo Grão Chanceler da instituição católica, o Bispo Dom Carlos López Hernández.

Cortés é a primeira mulher a dirigir a Universidade Pontifícia de Salamanca, sucedendo no cargo a Ángel Galindo. Sua eleição foi confirmada pela Congregação para a Educação Católica da Santa Sé, após seu nome ser apresentado pela Comissão Permanente da Conferência Episcopal.

Formada em Direito pela Universidade de Santiago de Compostela e em Direito Canônico pela Universidade Pontifícia de Salamanca, Myriam Cortés é docente em Direito Eclesiástico do Estado pela UPSA desde 2008. Ademais, foi Decana da Faculdade de Direito Canônico entre os anos de 2004 e 2010, além de Secretária Geral da UPSA de 2011 a 2013.

Cortés também foi Diretora da Revista espanhola de Direito Canônico e membro da comissão assessora da Junta Episcopal de Assuntos Jurídicos dentro da Conferência Episcopal Espanhola. Atualmente leciona nas Faculdades de Direito Canônico e Teologia da Universidade Pontifícia de Salamanca.

Em 3 de julho de 2014 a Congregação para a Educação Católica havia nomeado como Reitora da Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma, a Professora Mary Melone, Decana da Faculdade de Teologia da mesma Universidade. Foi a primeira vez que uma mulher assumiu o cargo de Reitora em uma universidade pontifícia.