VICENTINOS REALIZAM CAPACITAÇÃO PARA PRESIDENTES DE CONFERÊNCIAS

Os presidentes e confrades das Conferências Vicentinas de Itapetininga participaram no último sábado (18) de uma capacitação. O encontro teve por objetivo, conforme a coordenadora diocesana da Sociedade São Vicente de Paulo, Maria Cristina Rodrigues, capacitar os que já exercem a presidência e formar novos líderes. Realizado entre às 14h e às 18h na sede do Conselho Central da SSVP, na Vila Aparecida, estiveram presentes em torno de 15 pessoas.

Maria Cristina iniciou a capacitação abordando a Espiritualidade do Líder Vicentino. “O líder vicentino precisa ter cinco características: simplicidade, humildade, mansidão, despojamento e zelo apostólico”, destacou. Estas características norteiam a atuação do líder dentro do movimento. Após a palestra, os presidentes foram convidados a fazer uma auto-avaliação sobre sua gestão.

formação-liderançaSSVP-2015 (2)
A Irmã Dominicana Maria José falou sobre liderança

Sobre Liderança, a Irmã Dominicana Maria José de Souza Brito ressaltou aos vicentinos que o líder é “atencioso; conhece sua equipe e reconhece os talentos de cada um individualmente; tem compaixão; não é vingativo; une e, não separa; é otimista e dinâmico e possui uma vida coerente com aquilo que se propôs, é exemplo de vida para os demais”. Segundo a Irmã, “líder reconhece que Deus lhe concedeu talentos e que deve fazer bom uso de seus dons, ofertando seu serviço a Ele”.

formação-liderançaSSVP-2015 (1)
Carlos Freitas orientou os confrades e presidentes em sua auto-avaliação

Na última palestra do dia, Lucinéia Stucchi falou sobre as “Técnicas de Reunião” e relembrou algumas regras dos Vicentinos. Ela reforçou a necessidade das reuniões terem um objetivo que deve ser seguido e nortear todo o encontro. “O líder deve manter o foco da reunião, não deve deixar que os demais se dispersem e, para isso, é preciso ser objetivo no assunto. Além disso, a regra dos Vicentinos observa que, reuniões com menos de três pessoas não podem ser realizadas”.

Fotos: Divulgação/SSVP