O Bispo Diocesano, Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, viaja neste final de semana para Roma, na Itália. Entre 16 e 26 de setembro, ele se reunirá com todos os bispos da Província Eclesiástica do Regional Sul 1 da CNBB, da qual a Diocese de Itapetininga faz parte, além do episcopado de outras regiões, para a Visita Ad Limina Apostolorum”.
Essa viagem estava marcada inicialmente para 2020 e foi cancelada por causa da pandemia do coronavírus. De acordo com a CNBB Sul 1, com mais estes dois anos de adiamento, somam-se quase 13 anos desde a última visita Ad Limina realizada pelo episcopado do Regional Sul 1, em novembro de 2009. À época, os bispos participaram de uma audiência reservada e outra audiência geral com o Papa Bento XVI.
Ainda segundo informações da CNBB Sul 1, durante a visita o grupo participará de reuniões e encontros em diversos Dicastérios, Congregações, Conselhos Pontifícios e Comissões.
O que significa Ad Limina?
Do latim, o termo Ad Limina quer dizer “no limiar dos apóstolos”. Isto significa que os bispos, que hoje são os sucessores dos apóstolos, vão estar no limiar, na soleira, às portas da Basílica de São Pedro, que fica no Estado do Vaticano. A Visita Ad Limina, que é obrigatória para cada um dos bispos, significa “chegar às portas de São Pedro, no caso, hoje, do Papa Francisco”.
