Visita do Papa à Colômbia: Igreja local realiza coleta nacional

Teve lugar este domingo (13/08), por iniciativa da Conferência Episcopal na Colômbia, uma coleta nacional para financiar a visita do Papa Francisco ao país andino, a realizar-se de 6 a 11 de setembro próximo.

No contexto dos preparativos para receber o Papa, explica uma nota dos bispos, “as responsabilidades próprias da Igreja estão voltadas para os aspectos espirituais e pastorais, entre os quais: o acolhimento e a hospitalidade do Santo Padre e da comitiva; a formação pastoral dos fieis sobre todo o território nacional; as celebrações litúrgicas e os encontros previstos pelo programa pontifício; e as informações aos fieis”.

Naturalmente, especifica-se que “a maior parte do pessoal que colabora com a Igreja no Comitê organizador da visita papal atua em forma de voluntariado”.

Francisco será o terceiro Pontífice a visitar a Colômbia, após Paulo VI e João Paulo II, respectivamente, em 1968 e em 1986. O lema da viagem do Papa Bergoglio – a 20º a nível internacional de seu Pontificado – é “Demos o primeiro passo”, com uma referência clara ao processo de pacificação nacional colombiano.

Após o histórico acordo assinado em setembro passado entre o governo e as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), o país caminha agora rumo à reconciliação.