Você sabe como é a escolha de um novo bispo?

Todo o processo de escolha de um novo bispo para uma determinada diocese é feito sob sigilo Pontifício e iluminado pela ação do Espírito Santo.

A escolha de um novo bispo se dá através de um longo e criterioso processo que se inicia na Nunciatura Apostólica de cada país. Na sequência, é encaminhado para a Congregação para os Bispos, no Vaticano, até chegar ao Papa, a quem compete a nomeação do bispo.

Neste processo se busca obter através de consultas, sob segredo Pontifício, a opinião de muitas pessoas para se chegar ao máximo de informações pertinentes acerca dos candidatos. Isto demonstra o quanto a Igreja tem consciência da importância da nomeação do bispo.

Dom Gorgônio completou 75 anos e de acordo com o Direito do Código Canônico, os bispos devem renunciar ao cargo quando chegam a esta idade, mas sua saída só deve ocorrer após a escolha de seu sucessor.

Neste tempo de espera, aproveitamos para intensificar as orações para a escolha de um novo pastor para guiar essa porção do povo de Deus.